Prefeitura inaugura a 10ª unidade do programa Descomplica SP na Cidade Tiradentes

É a maior praça de atendimento presencial onde o cidadão encontra serviços municipais, estaduais como Sabesp e Totem Poupatempo e serviços vinculados ao governo federal (MEI e CADÚNICO).

A Prefeitura de São Paulo inaugurou, nesta quinta-feira (10), às 09h, a 10ª unidade do Descomplica SP, na Cidade Tiradentes. O equipamento irá oferecer mais de 450 serviços para a população do distrito que é de cerca de 250 mil habitantes. A unidade, que estava operando em “projeto piloto”, agora passa a operar oficialmente e prevê, em média, 1.200 atendimentos por dia.


Créditos: Divulgação SMIT/ASCOM

  

Créditos: Divulgação SMIT/ASCOM


A inauguração contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes e do Secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós, para prestigiar mais uma conquista da cidade de São Paulo. Desde 2018, a Prefeitura de São Paulo entregou 9 (nove) unidades do Descomplica SP: Vila Maria/Vila Guilherme, São Miguel Paulista, Campo Limpo, Butantã, Santana/Tucuruvi, Jabaquara, Penha, São Mateus e Capela do Socorro.

 

Créditos: Divulgação SMIT/ASCOM



O público será beneficiado ainda com o Descomplica SP Digital, um espaço de cidadania digital dentro do novo Descomplica SP Cidade Tiradentes, para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. A nova unidade também conta com serviços de assistência e desenvolvimento social, como: CADÚNICO, Bolsa Família, NIS Carteira do Idoso para Transporte Interestadual e programas vinculados ao governo federal.

A unidade Cidade Tiradentes também foi pensada com atenção especial para a área de Direitos Humanos e Cidadania, oferecendo serviços como: acolhida e escuta para defesa de direitos; informações sobre programas governamentais voltados à juventude, imigrantes, população LGBT, pessoa idosa; o recebimento/encaminhamento de denúncias de violência e de discriminação (racial, contra idosos, imigrantes, população em situação de rua, mulher, crianças e adolescentes, homofobia, entre outros).

 

Equipe de implantação da nova unidade do Descomplica SP Cidade Tiradentes. Créditos: Divulgação SMIT/ASCOM

 

Créditos: Divulgação SMIT/ASCOM

Por meio do Descomplica SP o cidadão consegue emitir a Carteira de Trabalho, solicitar emissão do Bilhete Único e fazer o requerimento do Seguro Desemprego, além de outros serviços. Para humanizar ainda mais o atendimento, em todas as unidades do Descomplica SP, é realizado o atendimento Lado a Lado. Tanto o funcionário quanto o cidadão que procura o serviço ficam de frente para a tela do computador, proporcionando total transparência ao que está sendo feito. O cidadão acompanha o serviço, conhece o sistema, vê o caminho percorrido pelo atendente e acompanha os resultados. Isso aumenta a confiança no serviço.

O programa Descomplica SP está em atuação desde 2018 e só cresce. Este ano ainda iremos entregar mais uma unidade no Ipiranga. A meta é implantar unidades do Descomplica SP nas 32 Subprefeituras até 2024. Ressaltamos ainda que com percentual de satisfação dos usuários de 99,52%.

 

Prefeito Ricardo Nunes e o Secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós. Créditos: Divulgação SMIT/ASCOM


Hoje é um dia de ressaltar a importância da inovação e da tecnologia para a cidade de São Paulo. Vemos que cada vez mais os programas da SMIT inclui a população paulistana ao acesso a informação. Esta 10ª unidade, por exemplo, está destinado ao atendimento da população da Cidade Tiradentes, que poderão utilizar os serviços oferecidos no Descomplica. Além disso, essa unidade do Descomplica SP evitará que o cidadão deste bairro tenha que se deslocar 5 km, cerca de meia hora, para resolver o seu problema, - distância para a unidade de São Mateus. Visando um futuro de melhorias, vale ressaltar que, em 2023, a Cidade Tiradentes terá mais 280 novos pontos de WIFI LIVRE SP o que facilitará ainda mais a vida do cidadão”, afirma o Secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br