Centro Cultural Olido inicia nova fase como polo de Cultura Digital

Evento de inauguração contará com atividades do FAB LAB LIVRE SP com projetos de “faça você mesmo”.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o início de uma nova fase do Centro Cultural Olido, com uma nova proposta: a partir de 24 de setembro, a Olido inaugura a Vitrine Multimídia e se torna o primeiro centro cultural público com foco em cultura digital da cidade. O espaço será dedicado a intervenções artísticas multimídia, videoarte, interatividade, realidade virtual, pesquisa e inclusão digital em um ambiente que valoriza a diversidade e todas as linguagens artísticas.

A intenção é tornar o Centro Cultural Olido um espaço público para criação e experimentação em projetos inovadores, que dialoguem e apontem soluções, não só para fomentar a cultura do território, mas também para ampliar suas possibilidades com a cultura digital, na qual se refere a toda mudança ocasionada pela tecnologia e pela internet, que, em poucos anos, transformou o mundo e a maneira como interagimos nele.

Nasce então a OLIDO HUB, proposta pela nova gestora do espaço, Luciana Ramin, inspirada no conceito de hubs de inovação, cujo foco está na impulsão e formação de redes dentro de uma relação entre cultura digital e práticas culturais locais. Um espaço multi-linguagem que trabalha a intersecção entre as artes e novas mídias, apostando no hibridismo e na interdisciplinaridade como motor de práticas inovadoras.


“Transformar a Olido em um Hub de inovação e tecnologia é um primeiro passo para identificar o centro da cidade como um distrito criativo, que impulsiona a criação, enfatizando a vocação de São Paulo para a economia criativa”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. "Eu, você, todos nós vamos poder experimentar, por exemplo, óculos de realidade virtual pela primeira vez, fazer oficinas e ver, na prática, como a arte e a tecnologia andam juntas”, concluí.

Em parceria com o FAB LAB LIVRE SP, rede de laboratório de fabricação digital da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), o centro cultural irá desenvolver, no evento de inauguração, oficinas da Cultura Maker ou, “Faça você mesmo”. E, também em parceria com Centro Cultural, está previsto ainda para este ano oficinas de capacitação digital para 3ª idade. O programa FAB LAB LIVRE SP promove cursos e oficinas de criatividade para toda a população da cidade de São Paulo que deseja desenvolver projetos, com o auxílio de uma equipe que instrui e incentiva o aprendizado, o compartilhamento da informação e a construção coletiva de ideias.

A Cultura Maker é o principal estimulo do projeto desenvolvido pela SMIT, a técnica da própria pessoa ou grupo desenvolverem seus projetos e objetos, como por exemplo, equipamentos eletrônicos e artísticos, robôs, próteses, e entre outras invenções é algo que permite o acesso às novas tecnologias de fabricação digital.

“A valorização e aproveitamento da criatividade dos jovens com talento para a Cultura Maker é importante como forma de orientar, abrir portas e fazê-los a identificar novas oportunidades. No âmbito dos empreendedores o FAB LAB LIVRE SP também é fundamental para orientar projetos ou até mesmo ser um espaço para que o empreendedor utilize nossos equipamentos – impressora 3D, por exemplo – e inicie o seu próprio negócio”. Destacou Juan Quirós, secretário municipal de Inovação de Tecnologia.

Ação Maker + Cultura Digital por FAB LAB Olido

Durante a realização do evento, as práticas do FAB LAB SP dentro da Cultura Maker estarão disponíveis para todo o público, juntamente com performances sonoras usando linguagens de programação Python.

Local: FabLab Olido - Centro Cultura Galeria Olido 
Horário: das 13h às 19h

Ainda sobre o evento, a Olido Hub criará um efeito de rede e esse movimento engajará artistas, produtores, empreendedores, entre outros, criando um ecossistema. Em uma sociedade que permanece em constante crescimento e transformação, ela emerge com práticas sociais inovadoras que reconfiguram a maioria dos aspectos de nossas vidas, proporcionando o uso das tecnologias de informação e comunicação para favorecer o desenvolvimento comunitário, econômico, educacional e social, reduzindo o isolamento, diminuindo as distâncias, criando oportunidades e promovendo inclusão.
Para além da programação de cultura digital, o Centro Cultural Olido continua com as suas programações regulares na Vitrine da Dança, Centro de Memória do Circo e as salas Olido e Paissandú.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br