Em live da Secretaria Estadual da Fazenda, (011).lab apresenta uso de ciências comportamentais na Cidade de São Paulo

Promovido pela EGESP, webinar contou com participação da SMIT em demonstração de casos de sucesso com uso no serviço público municipal

Em webinar realizado nesta terça-feira (26) pela Secretaria Estadual de Fazenda e Planejamento de São Paulo (SEFAZ/SP), o Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo (011).lab apresentou casos de sucesso na aplicação de ciências comportamentais em ações do setor público municipal.

O (011).lab explicou conceitos técnicos da área, como as políticas de nudge (um tipo de "empurrão" para decisões), utilizados, por exemplo, no aumento de 8,5% na arrecadação de tributos atrasados no município de São Paulo.

Representante do laboratório na live, Brenda Fonseca falou sobre o processo de redesenho de serviços baseado em conceitos de User Experience, ou experiência do usuário.

“Nosso objetivo é desenvolver e capacitar servidores para inovar e promover novas práticas de gestão. Olhamos para os desafios e utilizamos conceitos de áreas comportamentais de ciência, economia e psicologia para criarmos soluções simples, baratas e eficazes, que chamamos de nudges, para aprimorarmos os serviços de acordo com as necessidades da população”, disse.

Segundo ela, o mapeamento da jornada do usuário é realizado desde o primeiro contato do cidadão. A equipe observa os comportamentos em relação ao serviço que devem ser incentivados ou desincentivados e, com a área responsável pelo serviço, constrói um protótipo que será testado até que o serviço seja melhorado.

Além da apresentação do Programa de Ciências Comportamentais, o evento discutiu os principais desafios para a aplicação dos conceitos no serviço público em geral e, especialmente, como sua utilização na área fazendária, no âmbito municipal e estadual, pode contribuir para aprimoramento dos serviços oferecidos à população.

Também participaram da live os agentes fiscais de rendas da Diretoria de Cobrança, Arrecadação e Recuperação de Débitos (DICAR/SEFAZ/SP) Carlos Gomes, Tomás Bruginski e Hamilton Carvalho.

Para assistir ao evento na íntegra, acesse o canal de YouTube da Escola de Governo do Estado de São Paulo (EGESP).

Conheça o (011).lab

Criado em 2017, o Laboratório de Inovação em Governo atua para desenvolver e disseminar práticas de inovação pública na Prefeitura de São Paulo. Em suas ações, o (011).lab aproxima o serviço público dos cidadãos para aprimoramento dos serviços oferecidos à população.

Para conhecer mais os projetos, como o guia de reprodução de iniciativas inovadoras no serviço público, o CopiCola, acesse o site oficial do (011).lab.