No Dia da Inovação, Conecta.Hub.SP anuncia parcerias com USP, Santa Casa, Automotive Business e Distrito

Webinar do hub municipal de inovação também discutiu o papel da tecnologia para inclusão social na Cidade de São Paulo

Em comemoração do Dia Nacional da Inovação, o Conecta.Hub.SP, hub de inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), realizou, nesta terça-feira (19), webinar para anúncio de parcerias com instituições da academia e do setor privado para desenvolvimento de soluções e tecnologias para a Cidade de São Paulo. 

 
O evento contou com a participação do secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, que oficializou a autorização para o início das parcerias com a Escola Politécnica da USP, que desenvolve pesquisas e projetos nas áreas de cidades inteligentes e Internet das Coisas (IOT), a Santa Casa de São Paulo, importante polo de inovação em saúde e capacitação de jovens, a Automotive Business, que além de repensar soluções de mobilidade, promove capacitação e programas de inclusão social, e a plataforma de inovação Distrito, que promove apoio a startups, empreendedores e capacitação. 
 
O secretário Quirós reforçou que a parceria irá trazer muitos benefícios não apenas a oferta de serviços públicos municipais, mas soluções de inclusão digital para cidadãos.  
 
“Nossa secretaria é a porta de entrada na cidade de soluções inovadoras que transformam a vida das pessoas. Estamos de portas abertas para ouvir e ajudar a inovar e, com isso, mudar a vida da cidade e da população. Tenho certeza que essa parceria será muito frutífera.”. 
 
O acordo assinado prevê apoio à divulgação de projetos desenvolvidos, promoção de inovação e incentivo ao empreendedorismo, além de colaborações e contribuições para capacitações e fomento de projetos voltados a inclusão social.  
 
Tecnologia e inclusão 
 
Durante o evento, os diretores do Conecta.Hub.SP, Patrícia Duchnicky e Luciano Araújo, promoveram um bate-papo virtual com representantes das empresas e instituições públicas parceiras.  
 
Segundo os coordenadores, as parcerias promoverão a aproximação da academia, do setor privado, da sociedade e do setor público, o que permitirá troca de experiências e de conhecimento para construir soluções mais eficientes para a população e tornar a cidade de São Paulo mais inclusiva e inteligente.  
 
“Essa parceria é um grande passo para conseguimos transformar tecnologia e conhecimento em valor público, em serviços que mudem a vida das pessoas. Esse é um grande momento para a SMIT e para nosso hub”, disse Luciano. 
 
Patrícia ressaltou como essa aproximação pode inspirar novas inovações dentro e fora da Prefeitura.  “Em um momento tão crítico como esse que passamos [em relação à pandemia], precisamos usar nosso espaço para levar esse valor público até a população, promovendo novas oportunidades e atuando como um meio de inspiração para quem pensa em se reinventar ou mesmo para quem busca iniciar sua trajetória. Estamos sempre de portas abertas.”. 
 
Gilberto Leite, head de negócios da Distrito, Paula Braga, CEO da Automotive Business, José Eduardo Dolci, reitor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, Reinaldo Giudici, diretor da Poli USP, e Marcelo Zuffo, coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas, representaram os novos parceiros do hub e participaram da conversa sobre o papel da tecnologia no processo de inclusão social.  
 
O evento está disponível na íntegra no canal de YouTube da SMIT. Para ver, clique aqui. 
 
Conheça mais sobre o Conecta.Hub.SP 
 
Criado em 2021, atua para aproximar o ecossistema de inovação (empresas, centros de tecnologia, universidades, startups, governo e prefeitura) na Cidade de São Paulo. 
 
Com o papel de intermediador para a prospecção de iniciativas inovadoras e para que estas possam ser polinizadas dentro do serviço público municipal, o programa atua para agregar a academia, a iniciativa privada e o setor público com a missão de buscar soluções que transformem a vida da população paulistana e os serviços oferecidos pela Prefeitura.