Via Anchieta vai ganhar nova iluminação

Até o início de Setembro, o trecho urbano da via Anchieta, na zona sul da cidade, ganhará um novo sistema de iluminação. A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), elaborou o projeto de remodelação da rede que está sendo executado pela Eletropaulo.

O trecho urbano que está sendo contemplado fica entre as ruas Vergueiro e Virgínia Cardoso. A via Anchieta é o principal acesso para o litoral Paulista e a região do ABC. Estima-se que passem 140 mil veículos no local todos os dias. No total, serão instalados 67 novos postes, de 12 metros cada, contendo 135 luminárias e lâmpadas de vapor metálico (brancas) de 250W e 400W. O valor do investimento é de R$ 310 mil.

As obras começaram em julho e o cronograma de realização dos serviços está sendo feito de forma a não interditar as faixas de circulação viária, para não prejudicar os usuários do local. O Ilume elaborou um projeto especial de acordo com as características originais da Anchieta e ao mesmo tempo para atender aos padrões técnicos de iluminação previstos para as vias de grande fluxo.

Somado a isso, o projeto prevê que a nova iluminação será mais econômica, pois as lâmpadas de vapor metálico proporcionam uma distribuição de luz mais uniforme, evitando assim a utilização de uma maior quantidade de lâmpadas para conseguir o mesmo resultado. Elas também possuem uma vida útil longa, reduzindo o número de intervenções na via para fazer manutenção.

Os novos postes estão sendo distribuídos no canteiro central com as luminárias projetando a luz por toda a via e passeio. O Ilume prevê que os braços das luminárias juntamente com as lâmpadas metálicas proporcionarão um índice de luminosidade de até 350%.

A vantagem da lâmpada de vapor metálico é que ela possui alto índice de reprodução de cores, proporcionando mais sensação de conforto. Esse tipo de lâmpada é a mesma utilizada na nova iluminação da Avenida Paulista.

Eficiência energética

A Prefeitura de São Paulo vem investindo na modernização da rede de iluminação e outros equipamentos, de forma a promover eficiência energética. Desde 2007, a capital vem recebendo tecnologias que permitem a economia e preservam o meio-ambiente.

Um dos mais importantes túneis da cidade, o Ayrton Senna, recebeu recentemente a tecnologia das lâmpadas de LED. O projeto faz parte de um programa de melhoria da iluminação de túneis da capital, onde os túneis Nove de Julho, Sebastião Camargo e Jânio Quadros foram contemplados com lâmpadas de indução eletromagnética (luz branca com alto índice de reprodução de cores), que possuem mais tempo de vida útil e permitem a distribuição de luz mais uniforme com uma quantidade menor de lâmpadas.

A avenida Paulista, também ganhou um novo formato de iluminação, com lâmpadas de vapor metálico, reduzindo o consumo de energia em 60% e aumentando os índices de luminosidade. Outras vias da região central, como as avenidas São Luiz e Ipiranga, rua Maria Paula e os Viadutos Nove de Julho e Jacareí, além da Bilbioteca Mário de Andrade, tiveram sua iluminação renovada, com lâmpadas de vapor metálico. A rua Maria Antônia também ganhou um novo projeto e, junto às ruas do Arouche, Avanhandava e Amauri, foram as primeiras vias públicas a ganharem lâmpadas de LED.