Prefeitura inaugura novo Descomplica SP dia 10

São Mateus abriga a 6ª unidade de programa padrão de excelência no atendimento ao cidadão. São mais de 300 serviços municipais ofertados, como a emissão da Carteira de Trabalho, do Bilhete Único e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, entre tantos outros. Saiba mais em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

A Prefeitura de São Paulo lança mais uma unidade do Descomplica SP, programa que propõe um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. A praça de atendimento da Subprefeitura de São Mateus, na zona leste, que foi totalmente modernizada e passa a ofertar serviços mais ágeis e eficientes, será oficialmente inaugurada na sexta-feira (10), às 10h.


O Descomplica SP São Mateus concentra em um só espaço mais de 300 serviços, de 15 órgãos e secretarias, como Intermediação de Mão de Obra, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre tantos outros. Conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único. Desde sua criação, em 2017, o Descomplica SP já realizou quase um milhão de atendimentos.
“Descomplicar é simplificar a vida na cidade. Ao levar serviços essenciais para perto das pessoas e aumentar a qualidade do atendimento das subprefeituras evitamos que o cidadão tenha que deslocar-se até o centro, sem saber ao certo onde encontrar a resposta do que procura. Com tudo em um só lugar, garantimos mais conforto e gastos menores, tanto de tempo quanto de dinheiro”, destaca Juan Quirós, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.


Para descomplicar a vida do paulistano, o projeto tem infraestrutura de tecnologia e treinamento para atendimento ao cidadão com inteligência da Prodam. “O Descomplica une tecnologia e atendimento de excelência para facilitar a vida das pessoas, com serviços de qualidade, com agilidade e sem burocracia”, afirma o presidente da empresa, Gelso Lima.
Disposta em um espaço de 1300 m² a unidade opera desde o dia 9/12, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Av. Ragueb Chohfi, 1.400 – São Mateus. Tem capacidade para 1.400 atendimentos diários.
O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Serão implantadas 11 unidades até o final de 2020. Em operação nas zonas leste, oeste, norte e sul da Capital (São Miguel Paulista, Butantã, Campo Limpo e Santana/ Tucuruvi e Jabaquara e São Mateus), o programa já está aberto à população, em fase de testes, também na Penha. Ainda este ano, estão previstas unidades em Pirituba, Cidade Tiradentes, Capela do Socorro e uma na região Central.


Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br
Sobre o Descomplica São Paulo
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou cerca de 1 milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.


Atendimento Lado a Lado
A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.
É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que valoriza o conceito primordial do serviço público, o bem atender.


Descomplica SP Digital
É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.

A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a realização de cada serviço.