Descomplica SP em São Mateus entra em pré-operação

Capital conta agora com 5 unidades do programa que propõe novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão em funcionamento. São mais de 300 serviços municipais ofertados, como a emissão da Carteira de Trabalho, do Bilhete Único e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, entre tantos outros. Saiba mais em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

A Prefeitura de São Paulo lança mais uma unidade do Descomplica SP, programa que propõe um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. A praça de atendimento da Subprefeitura de São Mateus, na zona leste, foi totalmente modernizada e passa a ofertar serviços mais ágeis e eficientes.

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP São Mateus dispõe de mais de 300 serviços, de 11 órgãos e secretarias, como Intermediação de Mão de Obra, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre tantos outros. Conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único. Desde sua criação, em 2017, o Descomplica SP já realizou quase um milhão de atendimentos.

“Descomplicar é simplificar a vida na cidade. Ao levar serviços essenciais para perto das pessoas e aumentar a qualidade do atendimento das subprefeituras evitamos que o cidadão tenha que deslocar-se até o centro, sem saber ao certo onde encontrar a resposta do que procura. Com tudo em um só lugar, garantimos mais conforto e gastos menores, tanto de tempo quanto de dinheiro”, destaca Juan Quirós, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Disposta em um espaço de 1300 m² a unidade opera desde o dia 9/12, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Av. Ragueb Chohfi, 1.400 – São Mateus. Tem capacidade para 1.400 atendimentos diários.

O Descomplica SP está alinhado com a nova Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Serão implantadas 11 unidades até o final de 2020. Em operação nas zonas leste, oeste, norte e sul da Capital (São Miguel Paulista, Butantã, Campo Limpo e Santana/ Tucuruvi), o programa entra ainda este mês em fase de testes, já aberto à população, em São Mateus, Jabaquara e Penha.

Para o próximo ano, estão previstas unidades em Pirituba, Cidade Tiradentes, Capela do Socorro e uma na região Central.
Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br
Sobre o Descomplica São Paulo

Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou mais de 400 mil atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.
Atendimento Lado a Lado

A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.

É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Trata-se de uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que valoriza o conceito primordial do serviço público, do bem atender.
Descomplica SP Digital

É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.

A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação e realização de cada serviço.