Iluminação verde marca a abertura do C40 em São Paulo e da semana do meio ambiente

Durante a realização do C40 São Paulo Summit, reunião internacional de prefeitos que apresenta programas de combate à mudança climática e será realizada entre 31 e maio e 03 de junho, importantes pontos turísticos da capital ostentarão iluminação verde, em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente.

Desde o último sábado (28/05), a iluminação de destaque dos Arcos do Anhangabaú - embaixo do Viaduto do Chá -, da Ponte Estaiada, do Monumento às Bandeiras e da fachada do Auditório do Parque Ibirapuera - local de abertura do C40 -, estão na cor verde. Os locais ostentarão a iluminação decorativa até o próximo domingo (05/06).

Visando alertar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Serviços e o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), providenciou a adaptação de holofotes e luminárias para reproduzir a cor símbolo do meio ambiente nesses quatro locais da cidade.

No caso da iluminação da Ponte Estaiada, feita por lâmpadas de LED, foi possível atingir a cor desejada programando os equipamentos de controle da rede, já que essa tecnologia permite a mudança. A ponte possui 142 projetores de LEDS de 50W. Já os Arcos do Anhangabaú, a fachada do Auditório do Parque Ibirapuera e o Monumento às Bandeiras contam com lâmpadas de vapor metálico e receberam uma adaptação em seus refletores, para reproduzirem a iluminação verde.

Desde o ano passado, a Prefeitura vem participando de inúmeras campanhas de conscientização na cidade, como por exemplo, Dia Mundial de Combate a AIDS; e Câncer de Mama e do Diabetes. Nesse ano também apoiou a Semana Internacional do Autismo, e a Campanha Mundial Contra Acidentes de Trânsito, em que três pontos da cidade ficaram com a iluminação na cor amarela.

Rede C40

A Rede C40 de Grandes Cidades (C-40 Large Cities Climate Leadership Group) é uma organização criada em 2005 pelo ex-prefeito de Londres Ken Livingstone que reúne, a cada dois anos, as maiores cidades do mundo para a discussão do papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas. Seu propósito é incentivar a cooperação internacional entre as grandes cidades, para reduzir as emissões de carbono, e promover ações entre as instituições privadas e governos nacionais a fim de reduzir os efeitos do aquecimento global.

Depois de ser realizada em Londres (2005), Nova York (2007) e Seul (2009), a edição 2011 da conferência da Rede C40 acontecerá em São Paulo, entre 31 de maio e 03 de junho, no Sheraton WTC, e faz parte da meta 173 da Agenda 2012.

O evento é fechado para prefeitos e representantes das grandes cidades do planeta, que vão discutir medidas para combater a mudança climática e trocar experiências das melhores práticas sustentáveis, mas os resultados dos debates vão beneficiar diretamente os cidadãos. A partir dessa reunião, vários projetos de política ambiental poderão ser adotados pelas cidades.