Parque Ibirapuera receberá iluminação econômica e moderna

Um dos símbolos da capital paulista vai receber até o final deste mês um grande presente. O Parque Ibirapuera será contemplado com uma iluminação totalmente reformulada e mais moderna, que irá ressaltar seu valor histórico para a cidade. O projeto também destaca a importância da redução do consumo de energia, um dos assuntos da C40 São Paulo Summit, reunião internacional de prefeitos que apresenta programas de combate à mudança climática e será realizada entre 31 e maio e 03 de junho.

A Secretaria de Serviços, através do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), em parceria com a AES Eletropaulo, está reformulando toda a iluminação do Parque do Ibirapuera, com um investimento de R$ 4,6 milhões.

O projeto englobou a utilização de dois tipos de iluminação: uma específica feita por lâmpadas de LED e outra por lâmpadas de vapor metálico. Ao todo serão 849 novas luminárias utilizando a tecnologia das lâmpadas LEDs de 113W, em substituição a outras 291 luminárias que utilizam lâmpadas de vapor de mercúrio e vapor de sódio. Além disso, também serão trocadas mais de 800 lâmpadas por unidades de vapor metálico.

As lâmpadas de LED estão sendo implantadas nas ruas internas do parque, enquanto as lâmpadas de vapor metálico serão colocadas nas áreas dos jardins e estacionamento. Os postes instalados e a altura das luminárias também passam por mudanças e foram reduzidos a cinco metros para que as copas das árvores não interferissem na incidência de luz das lâmpadas.

Benefícios

A utilização da tecnologia LED no projeto de revitalização da iluminação do parque proporcionará uma economia energética de 20%, além de garantir uma vida útil longa, reduzindo a manutenção do sistema de iluminação. Já a lâmpada de vapor metálico permite uma distribuição de luz mais uniforme, evitando a utilização de uma quantidade maior de lâmpadas para conseguir o mesmo resultado.

Com a utilização das lâmpadas LEDs, que emitem luz branca, o índice de reprodução de cores irá aumentar em 350%, permitindo um melhor realce das cores naturais do parque e proporcionando um ambiente mais confortável aos freqüentadores do parque.

O Parque Ibirapuera

Inaugurado em 1954, o Parque  Ibirapuera foi entregue à população em meio aos festejos de comemoração ao aniversário do quarto centenário da cidade de São Paulo. Atualmente é um dos parques mais procurados pela população paulistana, sendo uma das mais importantes áreas verdes e de lazer da cidade, com sua área de 1.584.000 m². Abriga importantes pontos turísticos como o Planetário, o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês, entre outros.

Rede C40

A Rede C40 de Grandes Cidades (C-40 Large Cities Climate Leadership Group) é uma organização criada em 2005 pelo ex-prefeito de Londres Ken Livingstone que reúne, a cada dois anos, as maiores cidades do mundo para a discussão do papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas. Seu propósito é incentivar a cooperação internacional entre as grandes cidades, para reduzir as emissões de carbono, e promover ações entre as instituições privadas e governos nacionais a fim de reduzir os efeitos do aquecimento global.

Depois de ser realizada em Londres (2005), Nova York (2007) e Seul (2009), a edição 2011 da conferência da Rede C40 acontecerá em São Paulo, entre 31 de maio e 03 de junho, no Sheraton WTC, e faz parte da meta 173 da Agenda 2012.

O evento é fechado para prefeitos e representantes das grandes cidades do planeta, que vão discutir medidas para combater a mudança climática e trocar experiências das melhores práticas sustentáveis, mas os resultados dos debates vão beneficiar diretamente os cidadãos. A partir dessa reunião, vários projetos de política ambiental poderão ser adotados pelas cidades.