Prefeito Bruno Covas visita instalações do Fab Lab Livre SP na Zona Norte

Local faz parte da rede de laboratórios públicos que oferecem à população a possibilidade de aprender e desenvolver vários tipos de projetos

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitou nesta terça-feira (13) as instalações do FAB LAB LIVRE SP, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), na Zona Norte da cidade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, o programa está entre as maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital da América Latina.

A cidade de São Paulo conta com 12 unidades de FAB LAB LIVRE, todas equipadas com impressoras 3D, cortadoras a laser, computadores com software de desenho digital, equipamentos de eletrônica e robótica, além de ferramentas de marcenaria e mecânica.

Durante o evento, Bruno Covas, acompanhado pelo secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, acompanhou uma oficina de marcenaria com alunos bolsistas, beneficiados pelo programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital. Atualmente, cerca de cem jovens que vivem em condições de risco social recebem o benefício, que é uma iniciativa das secretarias de Inovação e Tecnologia, Direitos Humanos e Cidadania e Desenvolvimento Econômico.

No decorrer da visita, o prefeito e o secretário também vistoriaram a produção de placas de acrílico na máquina de corte a laser, quando foram apresentados outros itens de mobiliário urbano desenvolvidos pelos alunos do Fab Lab, dispostos nas instalações do Centro Cultural da Juventude.

Para o secretário Daniel Annenberg, o propósito do Fab Lab Livre SP é valorizar a criatividade das pessoas, ofertando tecnologia digital avançada, sem nenhum custo, além de possibilitar o acesso a novas áreas de trabalho.

“Os laboratórios estimulam a experimentação e o desenvolvimento de projetos criativos. Precisamos ampliar o acesso da população às novas tecnologias”, destaca Annenberg.

Sobre o FAB LAB LIVRE SP – Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Criado em 2016, o Laboratório Digital - FAB LAB LIVRE SP - já recebeu mais de 12 mil pessoas e ofertou mais de 4 mil cursos, possibilitando à população aprender e desenvolver projetos. Lá também são oferecidas aulas de Marcenaria Tradicional e Digital, Robótica, Modelagem e Impressão 3D, Desenho Vetorial, Corte a Laser, Fundição em Silicone, Eletrônica e Arduino, Pintura e Acabamentos.

Várias parcerias foram criadas no FAB LAB LIVRE SP - CCJ Ruth Cardoso. Uma delas, com o Centro de Atenção Psicossocial, desenvolve cuidados específicos em saúde mental. Já com a Diretoria Regional de Ensino, Freguesia/Brasilândia, professores foram capacitados para usar a tecnologia na criação de novos e modernos materiais pedagógicos.