Prefeitura entrega novos caminhões para coleta de lixo na região central

Nesta quinta-feira (03/02), o Prefeito Gilberto Kassab e o Secretário de Serviços, Dráusio Barreto, entregaram as chaves dos novos veículos à concessionária responsável pela coleta na região central

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços e seu Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), está substituindo 12 veículos de coleta de lixo utilizados na região central, por veículos mais modernos.

Os caminhões, do tipo VUC (Veículo Urbano de Carga), foram projetados especialmente para a coleta de lixo na região central de São Paulo, levando em consideração as peculiaridades características do local e a necessidade de agilizar o trabalho, evitando a exposição dos resíduos em via pública. Esses veículos contam com um sistema basculante que permite a descarga dos resíduos em um caminhão compactador, com maior capacidade de carga, reduzindo o tempo de deslocamento até o transbordo - área de recebimento e triagem do lixo antes de seguir para o aterro.

A região central já conta com 11 carros elétricos de pequeno porte que operam em calçadões, de forma a facilitar a coleta nestes locais de grande circulação de pessoas. Os novos caminhões modelo VUC são equipados com motor eletrônico, diminuindo a combustão e contribuindo para a redução de emissão de gases.

Desde o ano de 2010, as concessionárias já substituíram mais de 370 veículos de coleta por outros mais modernos, em cumprimento ao contrato de concessão dos serviços de limpeza urbana, que prevê investimentos para a melhoria e expansão da coleta, de forma a atender a cidade com mais qualidade.

Essas ações fazem parte da Operação Centro, que objetivam também otimizar os serviços de coleta e limpeza do centro da capital. O Limpurb vem intensificando ações de coleta e fiscalização aos grandes geradores - estabelecimentos que geram mais de 200 litros diários de lixo -, além daqueles que descartam resíduos irregularmente ou colocam o lixo para o recolhimento fora de horário. Desde o início deste ano, já estão em vigor novas regras aos grandes geradores. De lá para cá, mais de mil estabelecimentos já se cadastraram no Limpurb e mais de 500 multas foram aplicadas aos infratores.