Iluminação destaca pontos turísticos de São Paulo

São Paulo é a sexta maior cidade do planeta. No Brasil, a metrópole é considerada como a mais populosa, contendo um grande leque cultural, econômico e político. Seu parque de iluminação é o maior do mundo com 600 mil pontos de luz instalados. Para se ter uma idéia, Paris que é considerada como a "Cidade Luz" possui somente 150 mil pontos de luz.

A capital paulista possui dois tipos de turismo, o de negócios e o cultural. O primeiro destina-se às empresas internacionais que fazem convenções na metrópole, enquanto o segundo àqueles que estão à procura de conhecimento e entretenimento. Ela contêm parques, museus e monumentos muito importantes para a história do país. Além de ser sede de eventos influentes, como a Bienal Internacional do Livro, Grande Prêmio de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week etc.

Pensando nisso, o Ilume vem revitalizando a iluminação de locais históricos, para assim resgatar trechos da história paulistana que estão em nossa memória. Exemplos podem ser encontrados nas iluminações instaladas no prédio do Tribunal de Justiça, Obelisco do Ibirapuera, Biblioteca Mário de Andrade, Avenida Paulista entre outros.
 

 

Prédio do Tribunal de Justiça

No prédio do Tribunal de Justiça foram embutidos 40 projetores nas pedras de granito, para que os feixes de luz fossem focados nos objetos de destaque da fachada. Assim, a iluminação buscou destacar as principais características do prédio preservando o conjunto arquitetônico, onde as luminárias ficam escondidas de forma que quem passa pelo local, não percebe a presença dos equipamentos.

Sobre o Palácio do Tribunal de Justiça de São Paulo

O Palácio da Justiça, inaugurado em 2 de janeiro de 1933, foi inspirado no “Palazzo di Giustizia” de Roma, Itália. Figuras, cariátides, símbolos da Justiça e baixos relevos de vultos do Direito brasileiro, ornamentam e valorizam a fachada do prédio, em estilo renascentista, com ligeiro cunho barroco. Houve também uma segunda data, em 25 de janeiro de 1942, com o prédio totalmente pronto, quando se deu a inauguração do Salão Nobre do 5º andar, um presente à cidade de São Paulo pelo seu 388º aniversário.

Divulgação/SescSP

Obelisco

No monumento, foram instalados 54 projetores, do tipo Focal, com refletores que permitem fotometria concentrada de longo alcance, equipados com reatores e lâmpadas de vapor metálico de 150 watts e com fluxos luminosos de 14.000 lumens.

Sobre o Obelisco

O Obelisco, localizado no Ibirapuera e inaugurado em 1955, é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili. O monumento, o maior da cidade com 72 metros de altura, é de puro mármore travertino. A obra é símbolo da Revolução Constitucionalista de 32. Tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação de patrimônio histórico, o mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) e de outros 713 ex-combatentes, mortos durante a revolução.

Biblioteca Mário de Andrade

O Ilume readequou a rede de iluminação da área externa da biblioteca. Também substituiu algumas luminárias e globos, além de remanejar duas unidades ornamentais com cinco globos cada uma. Cada globo recebeu uma lâmpada de vapor metálico de 100 watts.

Sobre a Biblioteca Mário de Andrade

A Mário de Andrade é a segunda maior biblioteca do país. Ela possui 327 mil livros, dentre os quais 51 mil são considerados raros ou especiais. Foi inaugurada em 1926 e houve seu tombamento pelo Concresp (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico) em 1992.


 

 

Avenida Paulista

A iluminação da Avenida Paulista foi modernizada com a implantação de 39 estruturas de 20 metros de altura equipadas com 6 projetores assimétricos e 15 postes de 12 metros de altura com 4 projetores assimétricos. Os postes são formados por 4 tubos de aço carbono com base de dois metros de altura de aço inox. Foram utilizadas 294 lâmpadas de vapor metálico.

Com a diminuição da potência das lâmpadas haverá uma redução mensal de 60% no consumo de energia, uma economia de R$ 157 mil por ano. Outro benefício está no nível de iluminância, cada unidade antiga projetava 12 lux, com as novas o nível chega a 48 lux, ou seja, um aumento dos níveis de luminosidade de 300%.

Sobre a Avenida Paulista

A Avenida Paulista é considerada um dos principais centros financeiros da cidade de São Paulo. Ao longo de seus 2,7 quilômetros de extensão estão instaladas grandes empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais, instituições científicas e culturais. Em 1909, o local se tornou a primeira via pública asfaltada do Estado de São Paulo.

Foi na década de 70 que a iluminação atual foi instalada. Na época, a tecnologia era a mais avançada para os padrões. Ao longo dos anos foram feitas algumas intervenções como troca de lâmpadas de mercúrio por vapor de sódio e recapagem em alguns postes de concreto.