Avenida Paulista ganhou nova iluminação

Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, a Prefeitura instalou nova iluminação na Avenida Paulista. O trabalho foi orientado e acompanhado pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), da Secretaria de Serviços, e a obra foi realizada pela concessionária AES Eletropaulo.

A Avenida Paulista, recebeu um projeto arrojado que prevê redução de 60% no consumo de energia e melhorias dos níveis de iluminação. Os 54 postes existentes, sendo 31 de concreto de 25 metros de altura, 8 unidades de aço com 20 metros de altura e 15 de aço com 12 metros de altura com lâmpadas de vapor de sódio de 400W, foram substituídos por 39 estruturas de 20 metros de altura equipadas com 6 (seis) projetores assimétricos e 15 postes de 12 metros de altura com 4 (quatro) projetores assimétricos. Os postes são formados por 4 (quatro) tubos de aço carbono com base de 2 (dois) metros de altura de aço inox. Foram utilizadas 294 lâmpadas de vapor metálico de 315W.

Com a diminuição da potência das lâmpadas haverá uma redução mensal de 60% no consumo de energia, uma economia de R$ 157 mil por ano. Outro benefício está no nível de iluminância, cada unidade antiga projetava 12 lux, com as novas o nível chega a 48 lux, ou seja, um aumento dos níveis de luminosidade de 300%. O investimento é de R$ 3,5 milhões.

Além dos benefícios de economia de energia e aumento de luminosidade, a nova iluminação permite melhoria no índice de reprodução das cores, facilidade na manutenção e segurança, pois com os projetores assimétricos o fluxo luminoso será irradiado do leito carroçável até a calçada, suprindo a atual deficiência de iluminação.