Prefeitura entregou nova iluminação do túnel Ayrton Senna

Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, a Prefeitura entregou nova iluminação ao túnel Ayrton Senna. O trabalho foi orientado e acompanhado pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), da Secretaria de Serviços, e a obra foi realizada pela concessionária AES Eletropaulo.

Através do convênio entre Secretaria Municipal de Serviços, por meio do Ilume, a AES Eletropaulo substituiu todo o sistema de iluminação do túnel Ayrton Senna por lâmpadas LED. Essa é a tecnologia mais moderna para iluminação e possibilitará uma redução superior a 83% no consumo de energia. A distribuidora investiu R$ 6,2 milhões na ação.

O Ayrton Senna é o primeiro túnel da região metropolitana de São Paulo a ter lâmpadas LED. Devido à sua longa vida útil essa tecnologia irá reduzir consideravelmente a manutenção do sistema de iluminação do túnel. Além disso, as lâmpadas LED têm alto índice de reprodução de cores, melhorando a segurança dos motoristas que trafegarão pelo túnel. Diariamente passam pelo túnel cerca de três mil veículos por hora em horário de pico.

O projeto de eficiência energética também englobou a construção de uma nova rede de fornecimento de energia elétrica para a iluminação do túnel. Essa ação visa prevenir o furto de lâmpadas e cabos no local, minimizando as interrupções por falta de energia. E, ainda, a entrada e saída do túnel, bem como o monumento em homenagem ao piloto Ayrton Senna receberam uma iluminação especial, valorizando a arquitetura local.

O sistema de iluminação substituído do túnel, em ambos os sentidos, era composto por cerca de 3.000 projetores nas potências 150, 250 e 400 watts. A nova rede conta 1.644 luminárias na pista e outras 444 nas entradas e saídas do complexo. Durante o período diurno, a potência das lâmpadas nos emboques do túnel ficará em 87 watts, de forma a minimizar o impacto da luz solar na visão do condutor, diminuindo para 56 watts na área interna da estrutura. Durante o período noturno, a potência tanto no emboque quanto na parte central ficará em 56 watts.
 

Eficientização em túneis

Convênio firmado em 2007, entre Secretaria de Serviços e AES Eletropaulo, permitiu a modernização da iluminação dos túneis Nove de Julho, Sebastião Camargo e Jânio Quadros.

Nos três túneis foram substituídas 3.006 lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão (luz amarela) por 1.169 lâmpadas de indução eletromagnética (luz branca, com alto índice de reprodução de cores), ou seja, uma redução no número de lâmpadas de aproximadamente 40% do originalmente instalado.

O novo sistema de iluminação nos túneis utiliza lâmpadas de indução eletromagnética, tecnologia em que as ampolas não possuem filamento, o que lhes garante uma vida útil em torno de 100 mil horas. Toda fiação que anteriormente ficava nas paredes laterais, agora está colocada em eletrocalhas fixadas na parte central do teto dos três túneis, com o objetivo de dificultar o furto de cabos.

Os projetores instalados foram desenvolvidos especialmente para as lâmpadas de indução eletromagnética que suportam o jato d’água e a alta pressão utilizada na limpeza das paredes e projetores. As operações de limpeza são realizadas freqüentemente em função da elevada quantidade de fuligem depositada nas superfícies internas.

Novos projetos – Além dos túneis Nove de Julho, Sebastião Camargo, Jânio Quadros e Ayrton Senna, outros túneis e passagens subterrâneas terão o sistema de iluminação substituído por tecnologias modernas e eficientes, são eles: passagens subterrâneas Noite Ilustrada, Tom Jobim e Padre Péricles, túneis Euryclides de Jesus Zerbini, Fernando Vieira de Mello, Maria Maluf, Max Feffer, São Gabriel, Odom Pereira, Tribunal de Justiça e Arthur Alvin.