PARCERIA ENTRE PREFEITURA DE SÃO PAULO E AES ELETROPAULO MODERNIZA A ILUMINAÇÃO DA AVENIDA PAULISTA

Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, a Prefeitura instalou nova iluminação na Avenida Paulista. O trabalho foi orientado e acompanhado pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), da Secretaria de Serviços, e a obra foi realizada pela concessionária AES Eletropaulo.

A Avenida Paulista, recebeu um projeto arrojado que prevê redução de 60% no consumo de energia e melhorias dos níveis de iluminação. Os 54 postes existentes, sendo 31 de concreto de 25 metros de altura, 8 unidades de aço com 20 metros de altura e 15 de aço com 12 metros de altura com lâmpadas de vapor de sódio de 400W, foram substituídos por 39 estruturas de 20 metros de altura equipadas com 6 (seis) projetores assimétricos e 15 postes de 12 metros de altura com 4 (quatro) projetores assimétricos. Os postes são formados por 4 (quatro) tubos de aço carbono com base de 2 (dois) metros de altura de aço inox. Foram utilizadas 294 lâmpadas de vapor metálico de 315W.


Com a diminuição da potência das lâmpadas haverá uma redução mensal de 60% no consumo de energia, uma economia de R$ 157 mil por ano. Outro benefício está no nível de iluminância, cada unidade antiga projetava 12 lux, com as novas o nível chega a 48 lux, ou seja, um aumento dos níveis de luminosidade de 300%. O investimento é de R$ 3,5 milhões.


Além dos benefícios de economia de energia e aumento de luminosidade, a nova iluminação permite melhoria no índice de reprodução das cores, facilidade na manutenção e segurança, pois com os projetores assimétricos o fluxo luminoso será irradiado do leito carroçável até a calçada, suprindo a atual deficiência de iluminação.
 

“Será Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas”

Considerada um dos principais centros financeiros da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista recebe diariamente milhares de pessoas moradores da capital, de outros estados e países. Ao longo de seus 2,7 quilômetros de extensão estão instaladas grandes empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais, instituições científicas e culturais.

A Avenida Paulista foi projetada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima e inaugurada no final do século XIX. O projeto visava à construção de uma extensa via plana arejada e embelezada com um largo canteiro central de jardins, ao estilo das avenidas européias. Em 1909, o local se tornou a primeira via pública asfaltada do Estado de São Paulo.

No início do século XX, os barões do café iniciavam um processo de migração do interior do Estado de São Paulo para a Capital. Na cidade, a recém-chegada elite cafeeira ergueu opulentos palacetes das mais diversas composições arquitetônicas européias. Na época, a Avenida Paulista se transformava num dos grandes empreendimentos residenciais de luxo da cidade.

Durante anos, a Paulista foi uma região tipicamente residencial. A verticalização das construções (prédios), até então proibida, começou a acontecer por volta da década de 1950, e o início do comércio às margens da Paulista, em 1960. As mansões começavam a ser substituídas pelos prédios residenciais e comerciais.

Foi na década de 70 que a iluminação atual foi instalada. Na época, a tecnologia era a mais avançada para os padrões. Ao longo dos anos foram feitas algumas intervenções como troca de lâmpadas de mercúrio por vapor de sódio e recapagem em alguns postes de concreto.