Túnel Ayrton Senna recebe iluminação com LED

Nova tecnologia deve reduzir em torno de 80% no consumo de energia

Através do convênio entre Secretaria Municipal de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), a AES Eletropaulo está substituindo todo o sistema de iluminação do túnel Ayrton Senna por lâmpadas LED. Essa é a tecnologia mais moderna para iluminação e possibilitará uma redução superior a 80% no consumo de energia. A distribuidora está investindo R$ 6,2 milhões na ação. A concessionária pretende finalizar o projeto até o dia 25 de janeiro de 2011, data do aniversário da cidade de São Paulo.

O Ayrton Senna é o primeiro túnel da região metropolitana de São Paulo a ter lâmpadas LED. Devido à sua longa vida útil essa tecnologia irá reduzir consideravelmente a manutenção do sistema de iluminação do túnel. Além disso, as lâmpadas LED têm alto índice de reprodução de cores, melhorando a segurança dos motoristas que trafegarão pelo túnel.

O projeto de eficiência energética também engloba a construção de uma nova rede de fornecimento de energia elétrica para a iluminação do túnel. Essa ação visa prevenir o furto de lâmpadas e cabos no local, minimizando as interrupções por falta de energia. E, ainda, a entrada e saída do túnel, bem como o monumento em homenagem ao piloto Ayrton Senna receberão uma iluminação especial, valorizando a arquitetura local.

Atualmente o sistema de iluminação do Túnel Ayrton Senna, em ambos os sentidos, é composto por cerca de 3.000 projetores nas potências 150, 250 e 400 watts, equipados com lâmpadas a vapor de sódio. A nova iluminação contará com projetores de LED’s, de nova tecnologia e muito mais eficientes. Para reduzir o impacto visual durante o dia, a iluminação será reforçada no portal de entrada, sendo reduzida gradativamente devido a natural adaptação visual do condutor. Desta maneira, potência de cada projetor instalado a partir do emboque serão 87 watts, intercalados com projetores de 56 Watts. Na área central do túnel a potência instalada será somente de 56 watts. Durante o período noturno, onde não há a necessidade desta adaptação, a potência, tanto no emboque quanto na parte central será de 56 watts, mantendo a iluminação homogênea em todo o trajeto. Além do túnel, a passagem de nível da Avenida Senna Madureira também receberá esta nova tecnologia.


Os técnicos da AES Eletropaulo já estão trabalhando no local iniciando as perfurações para a fixação dos novos conjuntos. As obras acontecem entre 23h e 5horas da manhã para evitar transtornos no trânsito do local.

Simulação:

 

Imagem sentido Centro-Bairro e destaque do monumento ao piloto Ayrton Senna

 

Imagem do sentido Bairro-Centro

 

Eficientização em túneis

Convênio firmado em 2007, entre Secretaria de Serviços e AES Eletropaulo, permitiu a modernização da iluminação dos túneis Nove de Julho, Sebastião Camargo e Jânio Quadros.

Nos três túneis foram substituídas 3.006 lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão (luz amarela) por 1.169 lâmpadas de indução eletromagnética (luz branca, com alto índice de reprodução de cores), ou seja, uma redução no número de lâmpadas de aproximadamente 40% do originalmente instalado.

O novo sistema de iluminação nos túneis utiliza lâmpadas de indução eletromagnética, tecnologia em que as ampolas não possuem filamento, o que lhes garante uma vida útil em torno de 100 mil horas. Toda fiação que anteriormente ficava nas paredes laterais, agora está colocada em eletrocalhas fixadas na parte central do teto dos três túneis, com o objetivo de dificultar o furto de cabos.

Os projetores instalados foram desenvolvidos especialmente para as lâmpadas de indução eletromagnética que suportam o jato d’água e a alta pressão utilizada na limpeza das paredes e projetores. As operações de limpeza são realizadas freqüentemente em função da elevada quantidade de fuligem depositada nas superfícies internas.

Novos projetos – Além dos túneis Nove de Julho, Sebastião Camargo, Jânio Quadros e Ayrton Senna, outros túneis e passagens subterrâneas terão o sistema de iluminação substituído por tecnologias modernas e eficientes, são eles: passagens subterrâneas Noite Ilustrada e Padre Péricles, túneis Euryclides de Jesus Zerbini, Fernando Vieira de Mello, Maria Maluf, Max Feffer, São Gabriel, Tribunal de Justiça e Arthur Alvin.

Sobre a AES Eletropaulo

Distribui energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo – incluindo a capital – que, juntos, abrigam uma população de 16,5 milhões de habitantes. A área de concessão atendida pela empresa abrange 4.526 km² e concentra a região socioeconômica mais importante do país, com 6 milhões de unidades consumidoras. Em consumo e faturamento, a AES Eletropaulo é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina.