GP Brasil de Fórmula 1 terá coleta seletiva

Evento contará com campanha de mobilização de resíduos recicláveis

Pelo 6º ano consecutivo, o Grande Prêmio de Fórmula 1 – 2010, que será realizado no próximo dia 7 de novembro no autódromo de Interlagos, contará com o serviço de coleta seletiva. O trabalho será feito pela Cooperativa Coopercaps, conveniada à Secretaria de Serviços.

A partir desta quarta-feira (03/11) as equipes farão a coleta de materiais recicláveis gerados no autódromo junto às arquibancadas e boxes. Desde 2004 a Prefeitura de São Paulo realiza a coleta, por meio de cooperativas conveniadas. A expectativa da cooperativa para este ano é que a coleta de materiais recicláveis, como plástico, papel, metal e vidro, ultrapasse o número de materiais recolhidos no ano anterior, quando foram recolhidas 33 toneladas.

Cerca de 20 funcionários atuarão nos dois primeiros dias (3 e 4). A equipe completa, com aproximadamente 100 pessoas, inicia o trabalho a partir da sexta-feira (5), quando ocorre a maior concentração do público. Serão utilizados sete (07) caminhões gaiola e dois caminhões compactadores.

A participação das cooperativas conveniadas à Secretaria de Serviços nestes grandes eventos busca dar a correta destinação aos materiais recolhidos, além de incrementar a renda dos cooperados.

Campanha de conscientização

Durante os preparativos para a grande corrida, a Prefeitura de São Paulo e empresa Braskem iniciam uma campanha de reciclagem com o tema “O vencedor deste prêmio é você”.

A iniciativa consiste em mobilizar os cidadãos a fazer o descarte seletivo dos resíduos plásticos em postos de coletas específicos, espalhados em cinco parques da cidade localizados em diferentes regiões: parques do Ibirapuera, da Luz, do Carmo, do Trote e Alfredo Volpi.

A ação terá início nesta quinta-feira (04/11), estendendo-se até o dia 28 deste mês. A cooperativa Coopercaps irá recolher os resíduos plásticos gerados no GP Brasil de Fórmula 1, durante os três dias da competição. No restante da cidade, a coleta será realizada até o dia 28 de novembro nos cinco parques. Nestes locais estarão disponíveis 12 postos de coleta dos resíduos plásticos para a população e visitantes.

Cinco cooperativas conveniadas com a Prefeitura (Cooperativa da Capela do Socorro, Coopere Centro, União de Itaquera, Central do Tietê e Cooperviva Bem) vão recolher os resíduos que, posteriormente, serão transformados em 500 unidades de mobília urbana, como lixeiras, jardineiras e bancos, entre outros. Estes equipamentos serão doados para a Prefeitura no aniversário da cidade. Os móveis serão produzidos a partir de plástico reciclado em material semelhante à madeira, batizado de plástico madeira.

Durante a corrida, as empresas Braskem e a Plásticos Suzuki vão apresentar, de forma lúdica através de uma mini usina de reciclagem, como se transforma o material plástico no chamado plástico madeira, utilizado na fabricação do mobiliário.