Rua Avanhandava recebe nova tecnologia em iluminação

Tecnologia LED ganha espaço em vias públicas.

Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), em parceria com a empresa GE e a família Mancini, remodelaram a iluminação pública da rua Avanhandava, utilizando uma das mais novas tecnologias, o LED.

 

As luminárias antigas, com lâmpadas de vapor de sódio de 250 W, foram substituídas por 15 equipamentos de LED com potência de 149 W. As luminárias foram doadas pela GE. A vantagem da utilização do LED em relação às luminárias de vapor de sódio e metálico é a economia de energia de até 50%, maior durabilidade e diminuição de manutenção em até 5 vezes, além da distribuição uniforme da luz.

 

O LED é uma das tecnologias mais utilizada para reproduzir luz colorida e começa a ganhar espaço em vias públicas. A Ponte Estaiada, o novo cartão postal da cidade de São Paulo, é um exemplo da utilização deste equipamento. Foram instalados 142 projetores de LEDs de 50W, com um sistema de troca de cores. Dependendo de datas comemorativas, podem-se programar cores diferentes. Por isto, a ponte é uma atração turística. Mas o LED não só embeleza, economiza energia.

 

O consumo de energia é 85% menor em relação ao uso de projetores convencionais e duram cerca de 65.000 horas, ou seja, 15 anos. Fora isto, o LED é considerado um produto “VERDE”, pois além de não possuir em sua composição produtos nocivos ao meio ambiente, também não emite luz ultravioleta, não contribuindo para o aquecimento global.

 

O Ilume, a GE e a família Mancini estabeleceram parceria para aferir, junto aos freqüentadores do local, uma pesquisa sobre a eficiência e a qualidade da nova iluminação de LED. Segundo do diretor do Ilume, Paulo Strazzi, o resultado dessa pesquisa servirá como balizador para o Ilume desenvolver projetos para implantação dessas luminárias de LED no município de São Paulo.