Lapa e Santana/Tucuruvi comemoram universalização da coleta seletiva

Secretário de Serviços e presidente da Amlurb compareceram a eventos promovidos nas subprefeituras nesta terça (14/10)

Nesta terça-feira (14/10), o secretário de Serviços, Simão Pedro, e o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Silvano Silvério, participaram de dois atos para marcar a ampliação e universalização da coleta seletiva em São Paulo, nas subprefeituras Lapa e Santana/Tucuruvi. Ambos os eventos contaram com representantes da Loga, empresa responsável pelo serviço na região, membros de conselhos participativos e lideranças comunitárias.

A subprefeita da Lapa, Jackeline Morena de Oliveira, destacou a importância do projeto, que integra a série de ações do programa municipal SP Recicla. “A coleta seletiva representa uma mudança de paradigma. As pessoas passam a ter consciência de que são responsáveis pela destinação correta dos resíduos”, afirmou.

Desde o último dia 13, os seis distritos da Lapa contam com a coleta universalizada (realizada em todas as ruas): Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Perdizes, Lapa e Vila Leopoldina. Jackeline agradeceu ainda ao prefeito Fernando Haddad e ao secretário Simão Pedro. “Fico muito feliz de estar participando deste processo, que também vai valorizar o trabalho dos catadores. Podem contar com a gente”.

O presidente da Amlurb, Silvano Silvério, pediu a colaboração dos moradores. “Fizemos uma distribuição de panfletos de casa em casa, de apartamento em apartamento, com informações sobre os dias da coleta, e pedimos que o pessoal fique atento com a separação dos resíduos, não misture os secos com os orgânicos, porque isso vai permitir a melhor comercialização dos resíduos”.

O secretário Simão Pedro lembrou outras realizações importantes relacionados à coleta seletiva que integram o SP Recicla, como o Composta SP, que estimula a compostagem doméstica por meio da distribuição de duas mil composteiras e promoção de oficinas educativas. “Percebemos a força dessas propostas quando abrimos as inscrições para esse projeto. Em apenas um mês, mais de dez mil famílias se inscreveram”, destacou. Mais informações em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/noticias/?p=177566

Após o evento na Lapa, Silvano e Simão estiveram na Subprefeitura Santana/Tucuruvi, onde foram recebidos pelo subprefeito Carlos Roberto Candella. A coleta seletiva foi universalizada em três distritos nessa região, no último dia 13: Tucuruvi, Mandaqui e Santana.

Mais atendimento

Atualmente, São Paulo conta com 85 distritos atendidos parcial ou completamente (a relação completa está disponível em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/noticias/index.php?p=180593). A expectativa é alcançar todos os 96 distritos com a coleta seletiva universalizada até 2016.

Para saber se sua residência conta com coleta seletiva, é possível consultar as empresas responsáveis pela coleta de lixo na capital, pela internet ou por telefone. A empresa Loga (zonas norte e oeste) disponibiliza uma busca pelo site da empresa e atendimento pelo telefone 0800-770 1111. A empresa Ecourbis (zonas sul e leste) também oferece busca online na internet e pelo telefone 0800-772 7979.

Para contribuir com a reciclagem, são importantes alguns cuidados no descarte do lixo, principalmente a separação dos resíduos recicláveis, como latas e garrafas, dos resíduos orgânicos, como restos de comida e cascas de frutas. Recicláveis com restos de alimentos devem ser enxaguados para não contaminarem outros materiais.

Veja abaixo mais informações sobre os materiais que podem ser encaminhados para reciclagem:


Papel – jornais, revistas, cadernos, livros, papel de seda, caixas de papelão, cartolinas, papel kraft, papel de desenho, caixas tipo longa vida
Não são recicláveis: carbono, celofane, papel vegetal, papel fotográfico, fitas e etiquetas adesivas, papéis metalizados, parafinados ou plastificados

Plástico - sacos e sacolas, potes, tampas, garrafas PET, embalagens de produto de limpeza, canetas sem carga, escovas de dente, isopor, baldes e utensílios de cozinha
Não são recicláveis: acrílicos em geral, adesivos, tomadas, embalagens com material corrosivo e tóxico, espumas, plásticos “termofixos” (utilizados em telefone, computadores, teclados)

Metal - latas e objetos de alumínio, cobre, chumbo e bronze, fios, tampinhas, embalagens de marmitex, arames, chapas, canos, grampos e clips
Não são recicláveis: esponjas de aço e latas de aerossol, tinta ou pesticidas

Vidro - garrafas, frascos de condimentos, copos, pratos e outros objetos
Não são recicláveis: espelhos, lâmpadas, cristal, vidro plano, cerâmica e porcelana