Secretaria de Serviços distribui uniformes para beneficiários do Programa “De Braços Abertos”

“É uma forma de oferecer-lhes dignidade”, afirma o secretário

A participação da Secretaria de Serviços no Programa “De Braços Abertos”, que visa resgatar a dignidade dos usuários de drogas da região da “Cracolândia”, por meio do oferecimento de emprego, renda e moradia, vai além dos serviços de melhoria da iluminação realizados pelo Ilume (Departamento de Iluminação Pública) e da limpeza do local executados pela Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana).

Desde o início do programa, que conta também com a participação das secretarias municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Trabalho e Empreendedorismo, Segurança Urbana, Desenvolvimento Urbano, e Direitos Humanos e Cidadania, o papel da Secretaria de Serviços tem sido fundamental para levar adiante as frentes de trabalho de limpeza da região da Luz, bairro que abriga a “Cracolândia”.

Além de treinamento, a Secretaria, por meio das concessionárias de serviços de varrição, cede uniformes para cerca de 300 dependentes químicos que atuam na zeladoria da região, principalmente ruas, calçadas e praças. A organização e a logística dos trabalhos desses beneficiários são feitas pela ONG Brasil Gigante, com supervisão da Amlurb.

“Ao contribuirmos para que se sintam úteis, estamos abrindo as portas para encontrarem a recuperação. Além disso, temos certeza que atos como este são formas de oferecer-lhes dignidade”, explica o secretário de Serviços, Simão Pedro.

“Ao lado da manutenção das ruas para que fiquem constantemente limpas, investir na iluminação pública do local e seu entorno é outra maneira de proporcionar conforto para os moradores e também mostrar que a administração municipal está empenhada em resolver o problema”, complementa o secretário.

Nesse sentido, uma das principais intervenções do Ilume se deu no Largo Coração de Jesus, que abrigava o epicentro da Cracolândia, com a reinstalação de cabos e luminárias roubados e a implantação de novos pontos de iluminação.As calçadas dos arredores do Santuário do Sagrado Coração de Jesus também ganharam iluminação pedonal, que é voltada prioritariamente para as calçadas.O entorno – Ruas Dino Bueno, Helvétia, Ribeiro da Silva e Mauá, além da Avenida Duque de Caxias – foi contemplado com 60 luminárias de vapor de sódio.