Secretaria de Serviços e Amlurb garantem limpeza durante a Copa do Mundo

Varrição começa às 7h30 e se estenderá até as 6h de sexta (13/6). Coleta seletiva contará com trabalho de oito cooperativas

A Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), preparou toda a estrutura necessária para que o entorno da Arena Corinthians permaneça limpo antes, durante e depois da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo da Fifa, em jogo contra a equipe da Croácia, nesta quinta-feira (12/6), às 17h. Às 7h30 começará o turno da equipe composta por 250 profissionais que realizarão trabalhos como varrição e outros serviços de limpeza.

Haverá mais um turno, das 14h às 22h, e outro das 22h às 6h, ambos com igual número de trabalhadores envolvidos. A coleta seletiva também marcará presença nas proximidades do estádio e na Fifa Fan Fest, que será promovida no Anhangabaú, com exibição de jogos e shows de artistas populares. Além disso, atuará nas demais localidades onde a partida será transmitida para a população: Praça do Campo Limpo (Campo Limpo), Praça do Samba (Perus) e Parque Jacuí (São Miguel Paulista).

Ao todo serão 127 cooperados, de oito cooperativas: Coopercaps, CooperVivaBem, Clube de Mães, Cooperação, Tietê, Fênix, Chico Mendes e Nova Esperança. O maquinário inclui 21 caminhões (14 da varrição, cinco da coleta domiciliar e dois da coleta seletiva), 150 lutocares (carrinhos em formato de lixeira onde são acondicionados resíduos da varrição) e dez contêineres da coleta seletiva.

Coordenação e otimismo

A partir das 6h30 e até as 10h, uma equipe formada por 39 profissionais da Amlurb acompanhará a execução dos serviços, sob a coordenação dos funcionários Helena Maria Terzella, Leonardo Pereira e Sandra Shimizu. “Estamos muito otimistas e tranquilos. Já realizamos dois testes bem-sucedidos, nos dias 18 de maio e 1º de junho. Eram jogos do Campeonato Brasileiro, com públicos e dinâmicas diferentes, mas esses testes foram muito importantes para conhecermos bem o espaço, nos apropriarmos dele e planejarmos os passos seguintes”, afirma Helena.

Ainda segundo a coordenadora, nos dias posteriores aos jogos, a Amlurb fará um balanço da operação, que incluirá o levantamento de dados sobre a quantidade de resíduos gerados dentro do estádio e de materiais reciclados coletados.