Eleição define representantes da sociedade civil e de cooperativas para Conselho Gestor de coleta seletiva

Posse dos eleitos será no próximo dia 14, às 14h, na Amlurb

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) promoveu nesta quinta-feira (8/5) a eleição para o Conselho Gestor do novo modelo de coleta seletiva. O órgão será responsável pela gestão do Fundo privado, criado por meio da Resolução 28 da Amlurb, e pela contratação do Agente Operador, que irá comercializar os resíduos triados pelas megacentrais e, eventualmente, por cooperativas.

Cerca de 130 pessoas compareceram ao pleito, realizado no auditório da autarquia. No período da manhã, a Uninove foi eleita representante do segmento de instituições de ensino superior e pesquisa. Às 14h, foram escolhidos o titular e o suplente das organizações não-governamentais: respectivamente, Miriam Dualib, do Instituto Ecoar, e Delaine Romano, do Fórum Desenvolvimento da Zona Leste.

Entre 16h e 19h, foram eleitos representantes de cooperativas não-conveniadas com a Amlurb que aderiram ao novo modelo: Nanci Darcolete (titular), da Filadelphia, e Maria Madalena Ferreira, da Nova Esperança, (suplente). Os participantes escolheram, ainda, os que irão representar as cooperativas já conveniadas: Dulce Alves de Andrade, da Chico Mendes, e Telines Basílio do Nascimento Júnior (titulares), da Coopercaps, e Pedro Gomes da Silva, da União, e Cristiano Gonçalves Cardoso, da Recifavela (suplentes).

POSSE

O Conselho contará com três representantes do poder público, indicados pela Amlurb, Secretaria de Serviços e Secretaria de Verde e Meio Ambiente, e um escolhido pela Fiesp. A posse será realizada no próximo dia 14, às 14, na sede da Amlurb (Rua Azurita, 100, Canindé).

Na ocasião, também haverá discussão do regimento interno do Conselho, o Estatuto do Fundo e o edital de chamamento do Agente Operador. “É importante registrar a participação dos cooperados, que são os principais agentes do novo sistema. Além disso, merece destaque o caráter inédito dessa nova forma de gestão, que aponta para ações efetivas de implantação do PGIRS (Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) e o cumprimento de metas da gestão Fernando Haddad”, afirma Tadeu Dias Pais, coordenador do programa de Coleta Seletiva e gerente de Planejamento de Amlurb.