Parceria atestará qualidade de internet em Praças Digitais

Secretário Simão Pedro assinou parceria com NIC.br para garantir a qualidade da banda larga que será oferecida quando projeto for implantado. Estimativa é que cidade receba primeiras praças até novembro deste ano

 O secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, assinou nesta segunda-feira uma parceria com o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) para garantir a qualidade da banda larga que será oferecida no projeto Praças Digitais, que tem o objetivo de disponibilizar conexão wi-fi livre e gratuita em 120 locais da cidade. A qualidade da banda larga é um dos principais itens do projeto, que deve ser iniciado até novembro de 2013.

“A grande dúvida que se tinha quando anunciamos o desejo de implantar wireless nas praças e parques de São Paulo era em relação à qualidade do serviço. Já temos o conhecimento de algumas experiências onde se ofertava o sinal, mas era fraco ou caía e isso virava um problema para o gestor público. Então aqui uma das determinações do prefeito era fazer esse serviço com qualidade, ou seja, um sinal alto com capacidade de transmitir dados, texto ou arquivos. Estamos pensando não só no cidadão paulista, mas também no turista que estará na Copa ou nas festas que a cidade oferece”, afirmou Simão Pedro.

Para assegurar a qualidade da velocidade da conexão oferecida pelos prestadores a serem contratados, será utilizado o Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (Simet), cuja infraestrutura e operação estão a cargo do NIC.br, que doará 270 SIMET-BOXES, equipamento que auxilia na medição da qualidade da internet instaladas nas praças.

Haverá no mínimo uma Praça Digital em cada um dos 96 distritos da cidade. Os prestadores vencedores da licitação terão a obrigação de oferecer uma conexão de no mínimo 512 Kbits/s efetivos por usuário, dentro de uma estimativa de conexões simultâneas por localidade. Os itens para avaliar a prestação do serviço serão a qualidade, a disponibilidade e a estabilidade da conexão.

NIC.br
A NIC.br é a entidade que implementa as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no país.

Consulta Pública
A Secretaria de Serviços e a PRODAM divulgaram o resultado da consulta pública realizada para o projeto. Durante este período, o edital recebeu mais de trezentas contribuições, entre pedidos de esclarecimento e sugestões. Todas foram respondidas pelos técnicos da Secretaria e da Prodam. O documento com os questionamentos, sugestões e respostas pode ser obtido pelo link http://prodamsp.tk/1bcR0uc

“Nós lançamos o edital, abrimos o processo de consulta, que foi ampliado, fizemos os ajustes com o apoio da PRODAM, parceira nossa nesse projeto, e alteramos algumas exigências que estavam colocadas. Agora nós iremos reabrir o processo, porque nós queremos um edital que permita concorrência e que esse serviço seja feito com qualidade e permanência”, explicou Simão Pedro.