Secretaria de Serviços divulga uso do sistema que verifica qualidade da conexão que será oferecida no Projeto Praças Digitais

Secretaria e NIC.br irão divulgar funcionamento do sistema e mapa da velocidade de acesso à internet

A Secretaria de Serviços e o NIC.br, entidade que implementa as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, divulgaram, nesta segunda-feira (10/06), o uso do SIMET - Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha para verificar a qualidade da conexão a ser oferecida pelos prestadores a serem contratados para oferecer o serviço de wi-fi livre no projeto Praças Digitais.

O secretário municipal de Serviços, Simão Pedro e o diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko, mostraram o funcionamento do sistema e como será sua utilização nas praças. Além disso, foi mostrado o mapa da velocidade de acesso à internet hoje disponível em São Paulo.

Consulta Pública

A Secretaria de Serviços e a a PRODAM divulgaram o resultado da consulta pública realizada para o projeto Praças Digitais. Durante este período, o edital do projeto recebeu mais de trezentas contribuições, entre pedidos de esclarecimento e sugestões. Todas foram respondidas pelos técnicos da Secretaria e da Prodam. O documento com os questionamentos, sugestões e respostas pode ser obtido através do link: http://prodamsp.tk/1bcR0uc

Projeto

O projeto Praças Digitais é pioneiro e inovador em grandes cidades no Brasil e vai oferecer acesso sem fio à internet, livre e gratuito, em 120 praças -- pelo menos uma em cada um dos 96 distritos -- da cidade. A qualidade da conexão banda larga a ser oferecida aos usuários é um dos principais itens do projeto. Os prestadores contratados terão a obrigação de oferecer uma conexão de 512 Kbits/s, efetivos e por usuário, dentro de uma estimativa de conexões simultâneas por localidade. Os itens para avaliar a prestação do serviço serão: a qualidade, a disponibilidade e a estabilidade da conexão.