Organização e formalização de catadores conveniados pela Prefeitura é tema de estudo do Ministério do Meio Ambiente Sul-Africano

Modelo de trabalho em Centros de Triagem de São Paulo desperta interesse em outros países

Com o objetivo de realizar estudos sobre a organização e a formalização de catadores ao redor do mundo, esteve em São Paulo, na terça-feira (08/04), Delegação Sul-Africana do Ministério do Meio Ambiente, na Diretoria de Gerenciamento de Produtos Químicos e Resíduos. Secretário de Serviços, Presidente e representantes da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – Amlurb receberam as três oficiais que procuraram a Autarquia para conhecer de perto o trabalho realizado pelos cooperados.

O encontro se deu em programação ao longo do dia com visitas aos Centros de Triagem da Sé (Cooperativa Coopere-Centro) e da Capela do Socorro (Cooperativa Coopercaps). Lá, as oficiais puderam entender o modelo adotado na organização dos catadores, as condições sob como opera, os desafios encontrados na implementação dos modelos e os impactos destes sobre o sistema de gerenciamento de resíduos, além do setor de reciclagem, eficiência e geração de trabalho e renda.

Além dos estudos de campo, a comitiva esteve com o Secretário de Serviços, Simão Pedro e com o Presidente de Amlurb, Silvano Silvério, para a apresentação do Programa Socioambiental de Coleta Seletiva para o Município de São Paulo. Na oportunidade, o Secretário agradeceu o contato e o interesse pelo tema que, em sua opinião, tem projetos para ser expandido na Capital tanto no que tange à criação de novas centrais quanto na melhoria da condição de trabalho e capacitação do cooperado. Para Simão Pedro, o apoio da população também é fundamental. “O despertar da conscientização para a separação adequada dos resíduos em casa partindo do princípio que dali eles irão para as cooperativas é extremamente importante para o processo”.

Com a explanação, Nolwazi Cobbinah, Mamosa Afrika e Pamela Nyuswa, tiveram a ideia da realidade em números de quantos distritos são atendidos pelas Concessionárias e Cooperativas conveniadas pela Prefeitura, total de cooperativas, total de material reciclável coletado no último trimestre, além de outras informações pertinentes ao tema.

Segundo Nolwazi Cobbinah, Vice-Diretora Geral Adjunta de Gerenciamento de Produtos Químicos e Resíduos, “a África do Sul, como muitos dos países em desenvolvimento, tem problemas no que diz respeito à coleta de resíduos. A visita ao Brasil, permitindo este contato com o Governo e com os próprios catadores, vai nos ajudar a fazer com que a África do Sul possa assumir a liderança na compreensão de possíveis modelos que podem ser aplicados na formalização dos catadores no país”.