Secretaria de Serviços anuncia medidas de auxílio à mitigação dos Gases do Efeito Estufa

Melhorias na gestão dos resíduos sólidos da capital, anunciadas durante o Seminário que discutiu o Inventário Municipal de Emissões de Gases do Efeito Estufa, auxiliarão na diminuição dos gases

 O Seminário que discutiu o Inventário Municipal de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa (GEE), do período 2003 - 2012, apresentado nesta semana, contou com a participação da Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).
Durante o evento de apresentação do Inventário, o presidente da Amlurb, Silvano Silvério, elucidou as perspectivas de emissão de GEE pelos resíduos sólidos gerados na capital paulista e falou sobre as respectivas ações de contenção da produção dos gases.
Dentre as medidas de mitigação, Silvano enfatizou a meta municipal de expansão da coleta seletiva, atendendo a 100% dos distritos. De acordo com Silvano, o objetivo da Prefeitura é o de coletar 10% do total de resíduos domiciliares da capital, até o final de 2016. Atualmente menos de 2% do total são recolhidos.
Outra ação de grande resultado já adotada por São Paulo, com a participação da Secretaria de Serviços, é a captação do gás metano produzido nos aterros São João, Bandeirantes, CDR Pedreira e CTL Caieiras (que recebe resíduos produzidos na capital). Os dois primeiros transformam o gás em energia elétrica gerando atuais 10 Mega Watts (MW) por mês, juntos. Enquanto os dois últimos, juntos, queimam cerca de 19 mil metros cúbicos (m³) de metano por hora.
A implantação das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Logística Reversa, metas de redução de geração, entre outros), a compostagem e a conteinerização da coleta domiciliar, que possibilitam a diminuição dos trajetos de caminhões e gastos de combustíveis, são outras ações a serem desenvolvidas.
A disposição final dos resíduos foi apontada pelo Inventário como responsável pela emissão de 15,6% do total de GEE no município de São Paulo, incluindo efluentes líquidos (esgoto) e sólidos (disposição em aterros, compostagem e incineração). O total de emissões atingiu o montante de 16.430 gigagramas de gás carbônico equivalente, sendo que a queima de combustível é a responsável por 81,9% deste universo.
Participaram também representantes das secretarias do Verde e Meio Ambiente, de Transportes, além da SPTrans (empresa municipal de Transporte Público), ANTP (Associação nacional dos Transportes Públicos), da Câmara Municipal e da Universidade de São Paulo (USP), que abordaram a responsabilidade do consumo energético e suas vertentes na geração dos GEE.