Mudança na coleta de lixo no Brás auxiliará na prevenção de enchentes

O objetivo é agilizar a retirada dos sacos de lixo das calçadas para evitar que resíduos sejam espalhados e obstruam os bueiros, aumentando o risco de enchentes

A partir de 18 de fevereiro, a coleta de lixo na região do Brás será feita a partir das 7h30, mudando o período da coleta, que até então acontecia à noite. Essa é mais uma medida da Secretaria de Serviços, no auxílio à prevenção de enchentes, que visa evitar a presença dos sacos de lixo nas calçadas durante o dia, diminuindo o risco de que sejam rasgados e seu conteúdo fique espalhado pelas ruas.
Com o novo método, os coletores passarão pelo bairro entre 7h30 e 9h30 recolhendo os resíduos diretamente do gerador. O novo modelo foi solicitado pela Prefeitura à concessionária Loga, que promoveu um estudo do comportamento da região em relação aos resíduos.
Para a implantação da nova coleta, um prévio trabalho de orientação aos moradores e comerciantes já está em funcionamento, desde o dia 06/02. Agentes vistores da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), juntos à fiscais da Subprefeitura Mooca, além de representantes da Loga, da Associação dos Lojistas do Brás e União dos Lojistas do Brás, já iniciaram os trabalhos de orientação porta a porta, informando sobre as mudanças e entregando um panfleto informativo traduzido em quatro línguas diferentes: Português, Espanhol, Chinês e Árabe. São 10 mil panfletos e faixas nas ruas da região, alertando sobre a mudança.
Outro benefício da medida é coibir o descarte irregular por parte de grandes geradores. Segundo a lei, estabelecimentos e prédios comerciais que produzam mais de 200 litros de resíduos por dia devem contratar coleta particular. Alguns desses grandes geradores, porém, poupam-se dessa despesa depositando seus resíduos junto com o lixo domiciliar comum. A rapidez trazida pelo novo sistema vai desfavorecer essa conduta.

Modelo já existe em outra região
O modelo em implantação no Brás já tem antecedentes. Em 2010, uma operação semelhante foi implantada e bem recebida no Bom Retiro. As duas regiões têm em comum o comércio baseado na venda de tecidos e roupas, geradores de embalagens e retalhos, que ficavam por muito tempo expostos em via pública até a coleta. “Esse modelo serviu de exemplo para aplicarmos a mesma medida no bairro do Brás” -

Números
54 toneladas de resíduos são geradas por dia na região da Operação Brás
10 mil panfletos explicativos estão sendo distribuídos para avisar da mudança
14,3 mil reais é quanto pode custar a multa para quem descarta fora do horário
1,2 mil reais é a multa para grandes geradores que fazem descarte irregular
10 mil lojas, aproximadamente, existem no Brás
7h30 é o novo horário do início da coleta no perímetro da Operação Brás
0800 770 1111 é o número da para tirar dúvidas sobre o novo sistema

Onde
Faz parte da Operação Brás toda a região compreendida entre as ruas Cachoeira e Hannemann e as avenidas Carlos de Campos, Celso Garcia e do Estado.

Veja o mapa de onde ocorrerá a mudança.