Mais de 200 pessoas limparão o Anhembi durante o Carnaval

Limpeza será feita no entorno e nas dependências do sambódromo, inclusive com a coleta seletiva

 Um batalhão de pessoas vai realizar a limpeza do Anhembi e seu entorno durante o Carnaval 2013. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), disponibilizará 240 pessoas e 586 equipamentos por noite, ao longo dos cinco dias de evento (08, 09, 10, 11 e 15/02) para promover o asseio ao longo da festa, além da coleta seletiva.

Em cada noite de festa, no interior do Sambódromo, compreendendo a pista, concentração e dispersão, 100 varredores e auxiliares ficam responsáveis pela limpeza. No intervalo de cada desfile das escolas de samba 40 pessoas auxiliadas por seis varredeiras mecânicas realizarão a limpeza da pista em um tempo estimado de 15 minutos. A novidade fica por conta de quatro sugadores que limparão o corredor que separa a pista e as mesas de pista.

No entorno do sambódromo, 35 varredores, coletores e outros auxiliares promoverão o asseio. Em toda a operação serão utilizadas sete varredeiras mecânicas, 35 lutocars (carrinhos de varredores), 15 aspiradores, 120 vassouras, 60 pás, dois caminhões coletores e um pipa (para lavagem), 65 lixeiras aramadas e oito PEV´s (Pontos de Entrega Voluntárias de Recicláveis), além de 34 conteineres para o acondicionamento dos resíduos coletados.

A coleta seletiva também será feita no evento. Neste ano mais uma cooperativa participará, totalizando duas, ambas conveniadas à Prefeitura. Serão 60 cooperados para cada um dos cinco dias de evento, realizando a coleta em todos os setores do Sambódromo. Para esse trabalho, a Prefeitura está disponibilizando sete caminhões coletores, dois ônibus para o transporte dos colaboradores, além de camisetas e equipamentos de segurança. Todos os resíduos seletivos recolhidos serão encaminhados à duas centrais de triagem da Prefeitura, onde os cooperados os separam e revendem, gerando renda.

Trabalho preliminar

O entorno do Sambódromo começou a ser preparado já no mês de janeiro, com os trabalhos de raspagem de guias, capina, coleta de resíduos, raspagem de postes, limpeza de bueiros e varrição mecânica. O trabalho mais intenso está sendo feito na Marginal Tietê, que é uma das principais vias de acesso ao Anhembi.