Neste período de pandemia, tivemos que conviver com isolamento e distanciamento social e estamos, aos poucos, retomando o convívio coletivo e o viver a cidade de forma mais ampla. O brincar, que é fundamental para o desenvolvimento integral e garantia de relações saudáveis e afetivas para as crianças, seus cuidadores e sua rede de apoio, é um excelente caminho para retomarmos o contato das crianças com os espaços públicos e com a natureza.
A Semana deste ano acontecerá durante os dias 21 a 28 de maio, alinhada com a Semana Mundial do Brincar. Assim como nas edições anteriores, a Semana busca visibilizar a cultura da infância e mobilizar a sociedade em torno da importância do desenvolvimento integral das crianças.
As atividades da Semana são abertas, gratuitas e variadas com o objetivo de atingir as crianças e também todos/as aqueles/as que convivem com crianças e querem fortalecer sua função social do cuidado, que se interessam pela cultura do brincar e que atuam profissionalmente na promoção de políticas públicas voltadas para a infância, sua proteção integral e a garantia do direito ao brincar.
Neste ano, a Aliança pela Infância, que promove a Semana do Brincar em várias cidades no mundo selecionou o tema “Confiar na força do Brincar” como diretriz para as atividades desenvolvidas na Semana. A confiança é um elemento muito importante para a infância e o brincar é uma ferramenta potente para estimular a autoconfiança e a confiança nas relações afetivas construídas com outras crianças e adultos. Para a Aliança pela Infância, brincar “proporciona espaço para uma relação de confiança, respeito e reconexão com os elementos da natureza, com a terra, com o vento, com a água, e com a concretude da natureza que envolve a criança e que é envolvida por ela.”
#semanamundialdobrincar #semanamunicipaldobrincarSP
Confira abaixo a programação: