A FAPESP lança chamada do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) lançou uma nova chamada do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP).

 A FAPESP lançou uma nova chamada do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP), destinado a apoiar projetos de até quatro anos que resultem da colaboração entre pesquisadores científicos e gestores públicos. O objetivo é aplicar o conhecimento científico na formulação, aprimoramento e avaliação de políticas públicas, abordando temas complexos como mudanças climáticas, desigualdade e conservação da biodiversidade.

A iniciativa visa estabelecer uma parceria entre academia, gestão pública e sociedade, promovendo a aplicação direta do conhecimento na gestão pública. Os projetos devem ser elaborados em conjunto, envolvendo instituições de ensino e pesquisa, órgãos do setor público e, opcionalmente, organizações da sociedade civil.

O programa busca integrar o conhecimento científico na tomada de decisões, facilitar a cocriação de políticas públicas, proporcionar recursos para a interação entre diferentes partes interessadas e aprimorar estratégias de financiamento. Os resultados esperados devem ser definidos pelos projetos, com indicadores e métricas para avaliação ao longo do tempo. O programa apoia pesquisas voltadas diretamente para políticas públicas em execução, construção ou idealização.

A contribuição científica deve se enquadrar em categorias como ciência rápida em alvos estratégicos, análise de bases de dados da gestão pública e inovação em políticas públicas. O edital prevê projetos com duração de 12 a 48 meses, com orçamento anual máximo de R$ 350 mil, excluindo bolsas solicitadas.
O texto completo da chamada está disponível em https://fapesp.br/politicaspublicas