Seclima participa de atividades na região de Parelheiros

A Seclima participa de reunião do Polo de Ecoturismo de São Paulo e de visita ao sítio Planta Feliz Adubo Orgânico

 A Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) participou na manhã desta 3ª feira (6/02) de reunião do Polo de Ecoturismo de São Paulo, onde foram discutidas as necessidades para proteção das áreas de mananciais de Parelheiros e região. Além do Secretário Renato Nalini, também estiveram presentes representantes da Subprefeitura de Parelheiros, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, GCM e GCM Ambiental.

As personalidades e autoridades presentes receberam do CONGETUR uma carta aberta da zona rural de Parelheiros aos Paulistanos, solicitando especial atenção às áreas de mananciais, acabando com os loteamentos irregulares.

Em seguida foi feita uma visita ao sítio Planta Feliz Adubo Orgânico, que oferece diversas experiências de turismo rural e agroecologia aos seus visitantes, além de trabalhar com coleta de resíduos orgânicos, compostagem, adubo orgânico (composto orgânico, húmus de minhoca, terra vegetal preparada e húmus líquido); plantio orgânico e vivências pedagógicas. O adubo pode ser utilizado nas plantas, hortas, frutíferas, flores etc.

A Planta Feliz tem estrutura para receber resíduos orgânicos de pequenos, médios e grandes geradores, utilizando o método aeróbio termofílico para a compostagem e a minhocultura em grande escala, produzindo, assim, adubo orgânico de extrema qualidade para a comercialização. Marina Camargo e Adriano Sgarbi, proprietários, também participam de ações de conscientização sobre o impacto do destino dos resíduos orgânicos compostáveis e sobre o ciclo de sustentabilidade em escolas, condomínios, fábricas, empresas e residências.

"A Guarapiranga é a caixa d´água de quase 5 milhões de paulistanos. Ela precisa ser preservada e recuperada. Estamos trabalhando firme junto à Operação Integrada Defesa das Águas e diversos parceiros para inibir novas ocupações. Precisamos da ajuda da comunidade denunciando sempre que virem algo suspeito acontecendo", disse Nalini.