Governança Climática foi tema da cidade de São Paulo na COP28

SECLIMA apresentou o Plano de Ação Climática e os resultados alcançados em dois anos do Plano da cidade

A Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) da cidade de São Paulo, representada pelo Secretário Gilberto Natalini, participou ativamente da COP28, juntamente com as demais Secretarias da Prefeitura, que compuseram a delegação da cidade.

Durante o evento, foram apresentados exemplos de liderança climática local, destacando a importância da conscientização e mobilização de atores públicos, do setor privado e da sociedade civil. Estes foram apontados como elementos essenciais para a implementação de mudanças necessárias visando a resiliência e mitigação dos efeitos climáticos.

O Secretário Natalini participou de diversas mesas de discussão, promovendo o intercâmbio de perspectivas sobre como impulsionar a cooperação para acelerar investimentos e a adoção de medidas pelo mercado de soluções para transições urbanas, a fim de alcançar metas locais de emissões líquidas zero.

Reuniões com organizações que promovem o investimento associados ao enfrentamento da emergência climática nas cidades, como a Bloomberg Philanthropies, a Glasgow Aliance for Net Zero, a World Business Council for Sustainable Development, além das organizações Urban Transition Mission, a International Union for Conservation of Nature (IUCN) e a C40, fizeram parte da intensa agenda do Secretário na COP28, em Dubai.

Além disso, foram destacados projetos relevantes da Prefeitura de São Paulo, evidenciando o comprometimento com a agenda climática. Isso incluiu grandes investimentos em áreas de risco, fortalecimento das ações de preservação de áreas de proteção e recuperação de mananciais, e iniciativas de descarbonização no uso de energia pela Prefeitura, com a eletrificação da frota de ônibus, a determinação de uso do eranol na frota dos veículos que servem à prefeitura, e a contratação de energia limpa para os edifícios da administração municipal elegíveis, o que resultará em mais de 50% dos prédios servidos com essa energia.

Foram realizadas também diversas reuniões bilaterais, como a que aconteceu com a Secretária de Relações Internacionais de Buenos Aires, Ana Ciuti, para tratar do desenvolvimento e monitoramento do Plano de Ação Climática de cada uma das cidades representadas; assim como a realizada com representantes da Frente Nacional de Prefeitos, ANAMMA e consórcio Estados pelo Clima, para tratar do tema municípios resilientes e governança multi-nível para acesso a recursos. A reunião com o Secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, Sr. Adalberto Maluf, o prefeito de Belém do Pará, Edmilson Rodrigues, que receberá a COP-30, o presidente da Associação internacional de Resíduos Sólidos, Sr. Dione Manetti, e outros prefeitos da Frente Nacional de Prefeitos discutiu medidas para a solução da questão dos resíduos sólidos na cidade de Belém, como preparativo à COP-30.

Uma conversa de mais de duas horas com o climatologista Carlos Nobre, referente aos estudos mais atuais e relevantes sobre os efeitos das mudanças climáticas nas cidades e medidas de enfrentamento, foi de extrema importância para troca de informações.

A delegação também participou de uma visita técnica à usina Waste-to-Energy (WtE), proporcionando a oportunidade de conhecer a tecnologia de ponta para a incineração de resíduos sólidos e a produção de energia elétrica, que na planta visitada, pode abastecer 120 mil residências.

“A participação da SECLIMA na COP28 não apenas contribuiu para diálogos cruciais, mas também reforçou a posição do Brasil e da cidade de São Paulo na busca por um futuro mais resiliente e sustentável, diante de todos os desafios climáticos globais”, enfatizou Gilberto Natalini.

Imagens