Dia Mundial da Água - Lançamento do programa "Meu Futuro Minha Voz"

Em comemoração ao dia mundial da água, SECLIMA participa do lançamento do programa "Meu Futuro Minha Voz"

Com a chegada do Dia Mundial da Água em 22 de março, a SECLIMA participou da campanha organizada pela Limpa Brasil. O objetivo central é aumentar a conscientização e compreensão sobre a importância da água para a sobrevivência de todos os seres vivos e ecossistemas em nosso planeta.

Atividades de Educação Ambiental do Limpa Brasil para o Dia Mundial da Água

- Data do Evento: 22 de Março
- Evento: Dia da Água - Lançamento do Programa "Meu Futuro Minha Voz" (Educação para Mudanças Climáticas)
- Abertura Oficial do Roadshow - Caravana EARTHDAY 2024
- Local: Escola CEU EMEF Campos Salles (São Paulo)
- Participação: Alunos do Ensino Fundamental

“Combater os efeitos das mudanças climáticas deve ser uma causa de todos e é urgente. Precisamos de uma multidão de pessoas trabalhando firme nessa causa. Capacitar os jovens e as crianças é fundamental. Parabenizo o Limpa Brasil e colocamos a SECLIMA à disposição para atuarmos juntos “ diz o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini.

"Meu Futuro Minha Voz" emerge como um programa global de alfabetização climática, conduzido pela EARTHDAY.ORG e trazido ao Brasil pelo Instituto Limpa Brasil, em parceria com a Earthday América do Sul. Com o propósito de capacitar e inspirar jovens a se tornarem líderes ambientais em suas comunidades, este programa visa promover a conscientização e ação para a adaptação às mudanças climáticas, construindo um futuro mais sustentável e resiliente.

O programa é direcionado a crianças de 5 a 10 anos e jovens de 11 a 24 anos.

Edilainne Pereira, diretora executiva do Instituto Limpa Brasil, com entusiasmo anuncia: "Estamos lançando o Roadshow de conscientização ambiental na América Latina, com o Brasil sendo escolhido para dar o pontapé inicial. Esta iniciativa é uma oportunidade única de unir esforços em prol do meio ambiente e inspirar mudanças positivas em toda a região. Estamos comprometidos em promover ações concretas e impactantes que incentivem a preservação ambiental e engajem as comunidades locais. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais sustentável para todos."

Participaram do evento José Renato Nalini- Secretário de Mudanças Climáticas, Rodolfo Beltran- Diretor Regional EARTH DAY NETWORK-South America, Ferdinando Carvalho- CEO da Ecoplast, representantes da Defesa Civil, entre outros.

Atividades realizadas:

- Formação do Comitê Heróis do Clima com os jovens da escola
- Oficina de Ecoenzima
- Horta Escolar
- Gincana de coleta de resíduos plásticos com os alunos
- Distribuição de kits Ecoplast
- Palestras

Além de São Paulo, atividades de educação ambiental foram realizadas em escolas de outras 12 cidades pelos líderes do Limpa Brasil, incluindo regiões norte e nordeste, com o apoio da SolarBR Coca-Cola. As ações compreendem palestras sobre educação climática e gincanas de reciclagem de resíduos.

Este evento também marcou o início da caravana Roadshow EARTHDAY DIA DA TERRA 2024, onde Rodolfo Beltran, diretor da América do Sul, iniciará a jornada em São Paulo, passando pelo Chile, Argentina e Uruguai, promovendo a campanha do Dia da Terra em 22 de abril e a COP30 em Belém. O Limpa Brasil cobrirá a caravana nas redes sociais. Em cada parada, serão realizadas reuniões com líderes governamentais, representantes de associações, ONGs, ativistas e organizações.

O Limpa Brasil se une à Secretaria de Mudanças Climáticas e a Defesa Civil de São Paulo para implementar BRIGADAS CLIMÁTICAS no programa Meu Futuro Minha Voz.

A Escola CEU EMEF Campos Salles será a primeira escola em São Paulo a receber o programa de alfabetização para mudanças climáticas, envolvendo uma jornada de aprendizado e experiência prática para capacitar os jovens a liderarem atividades ambientais em suas escolas e comunidades. A primeira escola a receber o programa foi em Ipojuca.

Fotos do evento