Juventudes pelo Clima: da consciência à ação

Jovens se reúnem para discutir o combate aos efeitos das mudanças climáticas ao vivo em nosso canal do YouTube

As mudanças climáticas e seus fenômenos extremos afetam diretamente as cidades, causando prejuízos ambientais, econômicos e sociais.

A megacidade São Paulo, já sofre essas consequências e sofrerá ainda mais principalmente com secas meteorológicas, ondas de calor e inundações.

As secas, por exemplo, são responsáveis pela falta d´água, baixa umidade e piora na qualidade do ar. As consequências incluem a interrupção do abastecimento de água nas residências e o aumento de doenças respiratórias.

Todos esses fenômenos impactam negativamente na vida das pessoas e da fauna local. Os prejuízos sociais e econômicos são enormes, piorando a qualidade de vida das pessoas.

Dessa forma, o letramento climático, isto é, trabalhar uma consciência climática e a partir daí transformar teorias em ações, é fundamental.

O letramento climático é a educação e entendimento dos impactos das ações antrópicas no meio ambiente e, consequentemente, dos impactos ambientais na vida humana. Trata-se de um processo presente durante toda a vida de um indivíduo. Isso é uma consequência dos diversos avanços científicos que possibilitam um maior entendimento sobre a situação ambiental do planeta.

A reversão dos impactos humanos no meio ambiente requer, principalmente, o envolvimento dos governos, empresas, do terceiro setor e da sociedade civil. No entanto, a criação de indivíduos conscientes também pode ajudar. Portanto, o letramento climático é um dos passos mais importantes na luta contra o aquecimento global e as mudanças climáticas em geral.

Sendo assim, a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA), da Prefeitura de São Paulo, propõem a união da cidade de São Paulo pelo clima. O objetivo é levar a consciência climática a todos os segmentos da sociedade (juventude, idosos, mulheres, sindicatos, comunidades, cientistas, igrejas, escolas, universidades...), através de diversas ações como seminários, palestras, oficinas, intervenções artísticas e culturais. Uma ampla troca de informações entre todos esses atores, que devem se desdobrar em ações concretas pelo clima.

O movimento está se organizando e o primeiro grupo a se reunir será a juventude, a partir de uma parceria entre a SECLIMA, Coordenadoria da Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Secretaria de Educação e o programa Saúde Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde.

A reunião online intitulada Juventudes pelo Clima acontecerá no dia 31 de outubro, das 19h às 21h. Convidamos e esperamos a sua presença para acompanhar a transmissão ao vivo em nosso canal do YouTube no dia 31 de outubro às 19h.


Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas

A SECLIMA compõe a Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo. De acordo com o Decreto 60.290/2021, somos responsáveis pela gestão climática do município de São Paulo, por meio de políticas, planos, programas e ações de mitigação e adaptação.

A Secretaria trabalha de forma transversal com diversas secretarias e projetos relacionados à inserção da variável climática no município. Todos esses projetos têm como objetivo beneficiar direta ou indiretamente a cidade de São Paulo e seus habitantes.

Serviço
Reunião Juventudes pelo Clima
Data: 31/10/2023
Horário: 19h às 21h
Local: YouYube