28° Reunião do Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frotas por Alternativas Mais Limpas (COMFROTA)

O COMFROTA discute emissão de poluentes dos caminhões de coleta de lixo da cidade

No dia último dia 31 aconteceu a reunião mensal do Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas- COMFROTA-SP, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas que faz parte da Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo.

O Comitê tem como objetivos planejar, apoiar e acompanhar o cumprimento do processo de substituição de frota de ônibus e outros veículos da cidade de São Paulo, por insumos energéticos e tecnologias mais limpas e estipular um cronograma de redução de poluentes que atenda às metas estabelecidas pela legislação vigente de redução de emissões de CO2, MP e NOx pelos veículos para o enfrentamento às alterações climáticas. Busca ainda identificar tendências tecnológicas relacionadas à Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas.

Em 2018, foi sancionada a LEI Nº 16.802/ 2018. O texto dá nova redação ao art. 50 da Lei nº 14.933/2009, que dispõe sobre o uso de fontes motrizes de energia menos poluentes e menos geradoras de gases do efeito estufa na frota de transporte coletivo urbano do Município de São Paulo. O COMFROTA surgiu a partir dessa lei.

Fazem parte do Comitê, Secretarias Municipais, órgãos, instituições e entidades estatais, além de empresas, conselhos, associações e segmentos da área de transporte.

O Secretário Gilberto Natalini apresentou aos membros algumas ações que a SECLIMA vem realizando e também enfatizou que os primeiros 50 ônibus elétricos estão chegando na cidade de São Paulo, a estimativa é que cheguem 2600 ônibus até o final de 2024. Em seguida representantes da Loga e da Ecourbis apresentaram os relatórios de emissões dos caminhões de coleta de lixo.

“Estou muito satisfeito em ver a lei de nossa autoria sair do papel. Os primeiros ônibus estão chegando, o Prefeito Ricardo Nunes tem feito um esforço enorme para tornar a frota de São Paulo mais limpa e sustentável. E não estamos falando só dos ônibus, mas também dos caminhões de coleta, entre outros veículos”, disse Natalini.

A próxima reunião está agendada para 28/09, 10h. Esta reunião pode ser acompanhada pelo canal da SECLIMA no youtube.