Musicando a política: música, participação e controle social

A oficina faz parte da edição de 2019 do Programa Agentes de Governo Aberto, da Prefeitura de São Paulo

topo

Musicando a política: música, participação e controle social

Agente de Governo Aberto : Kezia Paz

A oficina pretende mostrar um jeito diferente de falar e fazer política: fazendo música!
A proposta é apontar as relações entre música, política, participação e controle social, mostrando a dimensão musical de movimentos sociais, e apontando como a música foi e ainda é utilizada para suscitar e ampliar debates sobre pautas pertencentes a diversos grupos, contextos políticos, e sobre a agenda de políticas públicas.
Além disso, as/os participantes poderão vivenciar uma experiência de composição musical coletiva, para explorar na prática um jeito lúdico de promover participação e controle social.
Não é necessário ter conhecimento musical para participar da atividade.
Quem quiser e tiver, também pode trazer um instrumento musical para somar na oficina.
Bora musicar a política!

 

 
 
 
INSCREVER-SE

Descrição

O encontro de carácter teórico e vivencial pretende apontar a função política da música e as suas contribuições para a ampliação e fortalecimento da participação e do controle social.
As relações serão apresentadas a partir de exemplos da utilização da música em movimentos sociais, em pautas identitárias de grupos marginalizados, e para ampliação de debates sobre políticas públicas.
Além disso, as/os participantes poderão vivenciar uma experiência de composição sonoro musical coletiva, utilizando como recursos a exploração do próprio corpo, voz, e/ou instrumentos musicais para construção de uma breve composição com tema voltado a participação e controle social, a ser definido pelo grupo durante a atividade.