Outras Iniciativas

Descrição da imagem #PraTodosVerem: Capa com fundo branco com o título “Outras iniciativas”, escritas uma acima da outra nas cores roxa e branca e com fundos verde e roxo em relevo.

ícone facebook ícone instagram ícone twitter ícone youtube

 

Encontros Brasileiros de Governo Aberto

A Prefeitura de São Paulo faz parte da organização dos Encontros Brasileiros de Governo Aberto desde a 1ª edição. O Encontro tem como objetivo principal reunir membros de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, iniciativa privada, movimentos sociais, universidades e cidadãos em geral para debater e trocar experiências sobre os desafios para a promoção da transparência, da participação, da prestação de contas e das novas tecnologias no Brasil.  

A ideia do evento é fortalecer as relações entre as entidades em busca de um impulso democrático na governança das políticas públicas, aproximando Estado e sociedade civil em iniciativas e trabalhos futuros, assim como na manutenção e melhoria de práticas já existentes.

  • 1º Encontro Brasileiro de Governo Aberto: Aconteceu entre 29 de novembro de 2016 no Centro Cultural São Paulo (São Paulo - SP). A participação da Supervisão para Assuntos de Governo Aberto ocorreu através do lançamento do Plano de Ação de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, seguida de rodas de debate com o público para esclarecer com maior detalhamento as peculiaridades dos compromissos do Plano.
     
  • 2º Encontro Brasileiro de Governo Aberto: Aconteceu entre 28 e 29 de novembro de 2017 no Centro Cultural São Paulo (São Paulo - SP) - Neste Encontro, a presença da Supervisão para Assuntos de Governo Aberto se deu através da mesa “Os desafios de São Paulo como cidade pioneira em governo aberto” - em conjunto com a Controladoria Geral do Município”.
     
  • 3º Encontro Brasileiro de Governo Aberto: Aconteceu entre 04 e 05 de dezembro de 2018 no Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo - SP) - Neste Encontro, a Supervisão para Assuntos de Governo Aberto promoveu a oficina “Desmistificando o Governo Aberto: um olhar para o município'', além de ter realizado duas mesas: mesa de abertura – junto à Controladoria Geral da União e sociedade civil, e mesa “Governo Aberto no Brasil e em São Paulo: ações concretas dos planos nacional e municipal” - em conjunto com o Fórum de Gestão Compartilhada”.
     
  • 4º Encontro Brasileiro de Governo Aberto: Aconteceu entre 26 e 27 de novembro de 2019 na Escola Nacional de Administração Pública (Brasília - DF) - Neste Encontro, a Supervisão para Assuntos de Governo Aberto realizou duas oficinas: “Falando sobre Governo Aberto” e “Na prática: abrindo governo em cidades e estados”; e mediou duas mesas: “Boas práticas de governo aberto em governos locais” e “Impactos da participação social e da colaboração sociedade civil-governo”.

Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP)

O Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) é uma rede global composta por mais de 1.000 cidades ao redor do mundo. Essa rede reúne municípios, governos locais, organizações da sociedade civil e centros de pesquisa em uma colaboração dedicada ao desenvolvimento, implementação e compartilhamento de experiências relacionadas à democracia participativa e deliberativa em âmbito local. A perspectiva central desse esforço é promover a cooperação e a solidariedade internacional. O OIDP é afiliado à Rede Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). Desde 2022, a Cidade de São Paulo é membra do Comitê de Coordenação do Observatório. 

 

22ª Conferência do OIDP

De 6 a 8 de novembro de 2023, a Cidade do Rio de Janeiro, com o apoio técnico do OIDP e da Rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), organizou a 22ª Conferência anual de líderes locais que possibilitou o intercâmbio de experiências em políticas locais de democracia participativa e deliberativa. O evento ocorreu no complexo cultural Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, reunindo mais de 800 participantes de mais de 46 países. 

A Cidade de São Paulo conduziu três atividades da grade principal da Conferência. Uma das quais, nomeada "Qual o Futuro da Administração Pública? Os aprendizados de Governo Aberto no Brasil e as oportunidades para o Mundo", foi realizada em parceria com a Open Government Partnership (OGP), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), as Cidades de Osasco e Rio de Janeiro, e o Estado de Santa Catarina. A atividade consistiu em dois momentos, sendo o primeiro um ignite talk para impulsionar os participantes a refletirem sobre as experiências positivas e oportunidades de governo aberto; e a segunda foi uma oficina participativa voltada à construção de uma Política Pública com enfoque na participação social. 

 

Confira o relatório da atividade e as principais contribuições realizadas.