Mapeamento participativo: olhares dos territórios e da tecnologia social para cidades resilientes e democráticas.

Essa oficina faz parte da categoria "Instrumentos de Planejamento Urbano".

Mapeamento participativo é o processo de construção de mapas com os cidadãos, mapas que contém suas histórias, dificuldades, planos para um futuro próximo, e que podem moldar cidades mais justas e inclusivas. O mapeamento participativo tem a missão de tornar visível o conhecimento dos cidadãos sobre um determinado local, e assim, trazer melhorias para a qualidade de vida, soluções e estratégias para problemas sociais e ambientais. Assim, esta oficina tem por maior objetivo fazer com que o participante compreenda a história, os conceitos básicos do mapeamento participativo, suas principais aplicações, estudos de caso e ferramentas, além de possíveis desdobramentos após a aplicação do processo.

Conheça o Agente de Governo Aberto

Agente de Governo Aberto: Carolina Carvalho.

Atua com mapeamento participativo desde 2016. Durante o pós-doutorado passou 3 meses na Universidade de Aalto, Finlândia, tem ministrado diversos cursos de mapeamento participativo para diferentes públicos, desde universidades e equipes de projetos temáticos à ONG 's socioambientais e instituições semelhantes, além de produção e disseminação de conteúdo através de seu site, www.comunidadesvivas.com.br. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo, além de atuar como colaboradora no Instituto Siades, Instituto Assiah e Instituto 17, instituições que atuam no desenvolvimento de projetos socioambientais em contextos urbanos . Doutorado em planejamento ambiental pela COPPE/UFRJ, mestrado em sensoriamento remoto pelo INPE e graduação em geologia pela UNESP.

Objetivo da oficina

Com esta oficina, pretendemos capacitar pesquisadores/profissionais/estudantes/interessados em geral com os conceitos e ferramentas do mapeamento participativo para que possam ter a base para reproduzi-las em seus projetos e pesquisas relacionadas ao planejamento urbano, e assim, alavancar o potencial de coleta e análise de informações e dados de cidadãos que podem moldar realidades urbanas mais justas e sustentáveis através de sua integração com instrumentos de planejamento urbano.

Ferramentas que você irá aprender

Estudo de caso e a prática de produção de mapas com plataformas online colaborativas como metodologias ativas. Essa oficina pretende fazer uma junção entre atividades teóricas e práticas com o objetivo de formar e capacitar os cidadãos.

Carga Horária: 5h (2 módulos de 2h30min).

INSCREVER-SE

 

Calendário: