Dados Abertos: importância, acesso e uso das informações com o Google Data Studio

Essa oficina faz parte da categoria "Governo Aberto"

Essa oficina tem como objetivo entender a importância dos dados abertos, onde eles são utilizados, aprender onde achar essas bases de dados (com sites oficiais do Governo Federal) e como trabalhar no Google Data Studio (ferramenta gratuita online para a criação de gráficos de fácil acesso e visualização). Com uma base de dados retirada do portal da transparência de São Paulo, o participante irá desenvolver o seu próprio relatório com visões sobre os COVID-19.

Conheça o Agente de Governo Aberto

Agente de Governo Aberto: Lilian Boccia

Ativista pelos dados abertos com 6 anos de experiência em Análise e Visualização de Dados no mercado financeiro e empresas de e-commerce. Já lecionei 120 mulheres em análise de dados abertos com meu projeto Social Data Br que atua na capacitação e no estudo de dados públicos para serem consumidos pela sociedade civil. Atualmente atuo como Arquiteta de Dados na Winsocial (plataforma de seguros para diabéticos), sou formada em Tecnologia Mecânica pelo SENAI-SP e graduanda em Ciências Sociais pela USP.

Objetivo da oficina

O objetivo dessa oficina é fomentar o uso dos dados públicos, bem como o aprendizado em ferramentas de análise e visualização de dados visando a participação política e social dos habitantes do Estado de São Paulo. No geral, a oficina quer empoderar a sociedade civil através dos dados abertos, começando com o tema de execução orçamentária.

Ferramentas que você irá aprender

 Aulas expositivas dialogadas, com consulta e pesquisa na plataforma Transparência SP e construção de relatório no Google Data Studio.

Carga Horária: 5h (2 módulos de 2h30min.)

INSCREVER-SE

 

Calendário: