Executivo, Legislativo, Judiciário: o que eles mudam na sua vida?

Essa oficina faz parte da categoria "Estrutura e Funcionamento Estatal".

Todo dia ouvimos no noticiário sobre algum novo programa do Prefeito da cidade; um novo Projeto de Lei na Câmara dos Vereadores; um novo processo na Justiça; o Ministério Público, o Tribunal de Contas, e muitas outras instituições, entidades, companhias. Tantas coisas, e tão complexas, que nem sempre entendemos se, e como o trabalho delas pode mudar a nossa vida. Esta oficina vai ampliar seus conhecimentos sobre todos esses entes e te mostrar que o Estado muda mais as nossas vidas do que geralmente imaginamos.

Conheça o Agente de Governo Aberto

Agente de Governo Aberto: Matheus Gregorio.

Graduando em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, tendo extenso conhecimento sobre Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional, Ciência Política e a máquina de administração do Estado. Além disso, colaborou com projetos de pesquisa no Laboratório de Análise Internacional e em projetos que envolvem o Poder Público sobre mobilidade urbana.

Objetivo da oficina

A oficina “Executivo, Legislativo, Judiciário: o que eles mudam na sua vida?” possui como objetivo popularizar conhecimentos básicos de Teoria Geral do Estado como a separação de poderes, os tipos de Estado, o Pacto Federativo, e outros conceitos inseridos na estrutura estatal brasileira que afetam diariamente a vida de todos os munícipes em esfera não só municipal, mas também estadual e federal.

Ferramentas que você irá aprender

A metodologia a ser aplicada é a de quiz, onde serão feitas perguntas para os participantes com situações-problema e com contextos típicos de questões políticas simulação, onde grupos serão divididos para simular os Poderes do Município de São Paulo ou a divisão em grupos para o Executivo, Legislativo e Judiciário, que discutirão sobre um Projeto de Lei sobre uma demanda importante elencada pelos munícipes

 

Carga Horária: 5h (2 módulos de 2h30mim).

INSCREVER-SE

 

Calendário: