Programa Cozinha Escola da Prefeitura de São Paulo, qualifica mais de 5 mil alunos na área da gastronomia

Executado pela Fundação Paulistana, o projeto incentiva a autonomia e geração de renda.

O Cozinha Escola, coordenado pela Fundação Paulistana, é um projeto voltado à população que deseja adquirir experiências e qualificar-se em técnicas culinárias. Por meio de oficinas e cursos gratuitos, as atividades propostas buscam capacitar os cidadãos para poderem aprimorar seu negócio ou até mesmo criar uma fonte de renda. O programa já certificou, desde dez/2022, mais de 5 mil alunos, os quais, ao concluírem o curso estão aptos a ingressar em diversas áreas do setor gastronômico.

Os cursos do Cozinha Escola, ministrados por profissionais qualificados, são realizados presencialmente em 16 CEUs, distribuídos pelas quatro regiões de São Paulo ou em entidades credenciadas pela Fundação Paulistana. Com uma abordagem focada no empreendedorismo e sustentabilidade, as aulas buscam aprimorar técnicas que atendem desde iniciantes a empreendedores do ramo gastronômico. O programa oferece duas modalidades de curso, o básico (20h) e o avançado (60h), ambas abrangem temas relacionados à manipulação de alimentos, combate ao desperdício, consumo consciente e principalmente, a aplicação de receitas individuais como: feijoada, massas, caldos e sopas; bolos; confeitaria e entre outras.

O marco de 5 mil qualificações representa o sucesso do programa e enfatiza seu compromisso de viabilizar a geração de renda, por meio da culinária, e auxiliar na reinserção social e econômica dos munícipes, principalmente no que diz respeito ao ingresso no mercado de trabalho.

Para participar dos cursos e oficinas, com cronograma divulgados nas redes sociais da Fundação Paulistana, é necessário ter idade mínima de 18 anos e estar cursando ou concluído o ensino fundamental. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Cozinha Escola ou diretamente na unidade de escolha do cidadão.