“Graças aos cursos do Cozinha Escola eu evitei uma depressão” diz aluna de programa culinário oferecido pela Fundação Paulistana

Patricia Prado adquiriu mais recursos e conhecimentos para o seu negócio, após realizar diversos cursos e oficinas de projeto que já certificou mais de 4.480 alunos.

O cozinha Escola, executado pela Fundação Paulistana, é formado por oficinas voltadas à gastronomia e que por meio da qualificação em técnicas culinárias, receitas, práticas de manipulação de alimentos, combate ao desperdício, sustentabilidade e o consumo consciente, incentiva a autonomia do cidadão com foco na reinserção social e geração de renda.

Patricia Prado, 50 anos, é uma das histórias de transformação e sucesso do programa Cozinha Escola. Empreendedora da loja “Laura Doces e Salgados”, nome em homenagem a sua filha, a aluna já realizou diversas oficinas do projeto e atualmente está concluindo o curso avançado. Patrícia revela que ingressou no programa após a perda dolorosa de um familiar e que as aulas foram cruciais para evitar que ela entrasse em um estágio de depressão, além de terem um impacto significativo em seu negócio, uma vez que incorporou no cardápio receitas que foram abordadas no programa.

Comecei no Cozinha Escola praticando as oficinas e logo após me inscrevi no curso de 20 horas e estou concluindo o de 60 horas. Além de adquirir novos conhecimentos nas aulas que eram espetaculares, como fazer um belo de um omelete, por exemplo (risos), comecei a divulgar as fotos dos pratos que produzo, com base no que aprendi nas oficinas, e as pessoas estão amando e comprando cada vez mais, está sendo um sucesso!” diz Patrícia.

       

Patricia Prado, aluna do Cozinha Escola | Foto: ASCOM FP

Dona do slogan “Tudo que é feito com amor, tem outro sabor”, Patrícia afirma que sempre amou a área da gastronomia e que o projeto, executado pela Fundação Paulistana, foi uma ótima oportunidade de rentabilizar seu comércio e levar ainda mais qualidade em seus produtos. “Me abriu um leque de oportunidades. Hoje em dia não vendo apenas os doces e bolos de antes, agora faço doces e comidas funcionais, como a trufa com base de banana e cacau, super saudável! Só veio a acrescentar no meu negócio e está acrescentando cada vez mais.” comenta ela sobre sua participação no Cozinha Escola.

O cozinha Escola é destaque no aproveitamento de alimentos durante as aulas, visto que, um dos seus objetivos é promover a cultura de consumo sustentável e contribuir com a diminuição do desperdício. “Reutilizar todos os tipos de alimentos e fazer novos pratos, sem dúvidas, agrega muito na venda dos meus produtos, pois as pessoas desejam experimentar coisas novas. O Cozinha Escola me ajudou muito a introduzir essas receitas em meu catálogo.”

Em um cenário de oportunidades limitadas, o Cozinha Escola se destaca como um importante impulsionador para aqueles que enfrentam vulnerabilidade e desejam gerar renda ou começar seu negócio. A capacitação profissional no setor gastronômico, por meio da iniciativa da Fundação Paulistana, é um caminho para o empreendedorismo e a introdução de novas habilidades profissionais, assim como as de Patricia Prado.

As pessoas precisam agarrar oportunidades como esta, pois além do conhecimento e das aulas, ministradas por professores que ensinam com maestria o que é proposto, os alunos ainda levam um certificado de qualidade, reconhecido e gratuito, que faz com que sejamos olhados com outros olhos.” finaliza.


O PROGRAMA:
Todas as qualificações oferecidas pelo Cozinha Escola são gratuitas e acontecem por meio de aulas, em formato presencial, ministradas por profissionais experientes no âmbito da gastronomia. As atividades, executadas em diversos CEUs da cidade de São Paulo ou em entidades credenciadas junto à Fundação Paulistana, são divididas em:

- Oficinas: com duração de uma diária, as oficinas abordam práticas de empreendedorismo e atendimentos, para aperfeiçoar ainda mais aqueles que já tem seu próprio negócio, além de introduzir práticas de diversas receitas e pratos individuais.

- Cursos: visando fortalecer a gastronomia e torná-la instrumento de inclusão no município,o Cozinha Escola oferece duas modalidades de curso. A primeira é a básica, com duração de 20h, que abrange temas relacionados ao empreendedorismo e empregabilidade, boas práticas de manipulação de alimentos, sustentabilidade, panificação básica, salgados, confeitaria e bolos. A segunda é a avançada, com duração de 60h, visa aprofundar as práticas inseridas no programa, abordando temas como: cortes e fundos, molhos quentes e massas, saladas, cereais e leguminosas, ovos, risotos, cozinha vegetariana, proteínas, pães, salgados, confeitaria, atendimento e serviços.

Para participar dos cursos e oficinas, com cronograma divulgados nas redes sociais da Fundação Paulistana, é necessário ter idade mínima de 18 anos e estar cursando ou concluído o ensino fundamental. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Cozinha Escola ou diretamente na unidade de escolha do cidadão.