Cases de Sucesso: Curso de Qualificação profissional da Prefeitura de São Paulo, na área da Tecnologia, abre portas para o empreendedorismo e aprimoramento profissional

Barbeiro, que concluiu o curso de ciências de dados, afirma que técnicas abordadas foram cruciais para tomada de decisões e investimento em seu negócio.

O curso de Tecnologia, promovido pela Fundação Paulistana, visa possibilitar aos munícipes o desenvolvimento de competências, conhecimentos e habilidades voltadas para a Tecnologia daInformação e Comunicação. O projeto, ministrado no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), atua desde maio/2023 e já realizou a certificação de mais 170 alunos.

Daniel Barbosa, aluno do curso de  tecnologia | Foto: ASCOM FP
 

Daniel Barbosa, 30 anos, é Barbeiro na região da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, se especializou no módulo de Ciência de Dados e Business Intelligence. O aluno relata que ingressou no curso com a intenção de se aprimorar em sua profissão e dessa forma ter destaque na área.


"Entrei neste curso com o intuito de desenvolver melhor a minha profissão, e sem dúvidas ele abrange muita coisa que auxilia para isso. Eu pude aprender como tomar decisões, organizar meu dia a dia e até mesmo fazer investimentos na minha empresa, que hoje é outra após a minha participação no curso.” diz Daniel.


SOBRE O CURSO:


Oferecido pela Fundação Paulistana, o curso visa capacitar maiores de 16 anos na área da Tecnologia da Informação, é dividido em dois ciclos complementares, sendo eles:

  • Ciclo I (40 horas): Ciclo base para entendimento e aproveitamento do ciclo de qualificação e do conteúdo de forma integral pelos alunos. Abordará os seguintes temas:

- Lógica de programação linear e orientada a objetos, com definições e conceitos.
- Algoritmos, incluindo estrutura, fases e funcionalidades, representados em fluxograma e pseudocódigo.
- Variáveis, constantes e tipos de dados, juntamente com entrada, saída e processamento.
- Operadores aritméticos, relacionais e lógicos.
- Estruturas de decisão, sequencial, condicional, repetição, vetores e matrizes.
- Aplicação prática usando uma ferramenta para desenvolvedores focada em HTML, banco de dados e aplicativos computacionais e jogos/animações.

  • Ciclo II (80 horas): Após a realização do Ciclo I, os alunos terão acesso as seguintes qualificações:

- Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Mobile com Sistema mobile.
- Introdução ao Desenvolvimento de Sistemas com lógica de programação.
- Introdução à Ciência de Dados e Business Intelligence.
- Introdução à Administração de Banco de Dados.
- Introdução ao desenvolvimento de jogos digitais com Unity.
- Introdução à Defesa Cibernética e à Lei Geral de Proteção de Dados.

Essa iniciativa da Fundação Paulistana em trazer cursos gratuitos para a Cidade Tiradentes tem modificado não só a minha, mas também a vida de muitos outros moradores do bairro.” enfatiza o barbeiro, que há 7 anos tem seu negócio localizado na Zona Leste. O curso de Tecnologia é uma iniciativa gratuita que além de oferecer acesso a diversos recursos na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), por meio de aulas práticas e teóricas, está localizado em um local de fácil acesso para os moradores do distrito, aumentando as possibilidades de participação.

Atualmente a qualificação na área da Tecnologia da Informação proporciona conhecimentos relevantes e habilidades técnicas que podem gerar grandes oportunidades para os alunos, uma vez que, a demanda por profissionais de tecnologia está em crescimento constante e oferece possibilidades para a população ingressar em setores promissores aumentando suas perspectivas financeiras. Sendo assim, a iniciativa proposta pela Fundação Paulistana é um caminho para ingressar no setor, que contribui para o empreendedorismo e trabalho autônomo, como o de Daniel Barbosa que finaliza o depoimento afirmando "Após este curso eu sou um profissional melhor"