Cases de Sucesso: Programa Moda e Costura gera talentos inspiradores que, por meio da qualificação profissional, aumentam suas rendas e transformam vidas.

Conheça a história de Marilene Barreto, costureira que desenvolveu habilidades no curso oferecido pela Fundação Paulistana, e que criou seu próprio negócio no âmbito da moda.

Marilene Barreto - Aluna Moda e Costura | Foto: Comunicação FP

O Moda e Costura, curso de qualificação profissional promovido gratuitamente pela Fundação Paulistana e que integra a política pública do programa Fashion Sampa da SMDET, é exemplo de empreendedorismo, geração de renda e gestão do próprio negócio. O curso, que acontece no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e no CEU Heliópolis, é um incentivo para quem busca se aperfeiçoar no âmbito da moda, visto que realiza a formação de diferentes turmas, do nível básico ao avançado, com diversas disciplinas práticas e teóricas.

Desde 2017 o Moda e Costura já realizou a certificação de mais de 890 alunos, capacitando-os para ingressar em um novo cenário repleto de oportunidades no que diz respeito ao trabalho formal e autônomo, e incentivando à geração de renda.

Marilene Barreto, 59 anos, é um dos exemplos de transformação e empreendedorismo por intermédio do programa. A aluna, concluinte do curso o qual atuava desde 2022, afirma que as aulas tiveram um impacto positivo no seu modo de vida, evitando até mesmo um princípio de depressão. “Hoje em dia um curso de corte e costura é muito caro e na maioria das vezes não se acha, em um curso pago, tanto conteúdo como eu encontrei aqui. Se não fosse a Fundação Paulistana eu não seria o que sou hoje, sou grata pelas aulas e pelas oportunidades que ele me ofereceu, eu poderia estar tomando remédio ou com depressão, mas com ele (curso) cheguei onde estou hoje.” relata Marilene. .

Segundo Marilene, sua relação com a costura se iniciou desde jovem por acompanhar sua mãe que atuava na área: “A costura já faz parte da minha vida, minha mãe foi costureira há mais de cinco décadas e foi como sustentou eu e minhas irmãs, por isso eu já tinha um pouco de noção. Durante o período de pandemia comecei a confeccionar máscaras, toucas e receber encomendas, aí foi quando pude me aperfeiçoar cada vez mais.”


A aluna ainda afirma que foi no programa, coordenado pela Fundação Paulistana, em que ela se identificou e começou a investir na confecção de roupas e consertos em geral, onde atualmente é sua maior fonte de renda. “Quando eu conheci a Fundação Paulistana, tudo mudou na minha vida. Aqui aprendi tudo do zero, do básico até a modelagem e hoje eu confecciono minhas próprias peças, faço consertos e vendo minhas roupas na feira.” diz ela.

 

O CURSO


O Moda e Costura, programa que tem como propósito estimular o empreendedorismo, a autonomia e o investimento para o público acima de 16 anos, ministra diversos conteúdos voltados para o design de roupa, os quais são ministrados nos seguintes módulos:

- Básico: O curso de nível básico do Moda e Costura tem uma duração de 120 horas e aborda, em suas aulas, a introdução à costura, montagem, acabamentos e modelagem direcionada a medidas corporais, para a confecção de vestuários. Além disso, é apresentado aos alunos os maquinários específicos para os tipos de costura, aviamentos e tecidos, aplicando sequências de operações básicas, como fechamento, pesponto, colocação de bolso e costura de bainha. Este curso é destinado a pessoas sem prática profissional ou técnica no campo da costura.

- Avançado: Neste nível, que tem como requisito a conclusão no curso básico ou conhecimento equivalente por meio de certificado, os alunos exploram técnicas avançadas de modelagem e costura, como acabamentos para diferentes tipos de fechamentos, cortes para acabamentos, uso de entretelas, corte no viés, criação de golas, colarinhos, vistas para camisas, carcelas, bolsos e punhos. Nas aulas de modelagem avançada, abordam-se conceitos matemáticos com exercícios, tabelas de medidas para roupas, técnicas de diagramação e graduação de moldes, além do estudo de diversas peças com modelagem tridimensional. Para a conclusão no nível avançado é necessário atingir 100 horas de aulas.

- Introdução ao design: Uma modalidade independente dos níveis básico e avançado, que oferece uma qualificação em uma carga horária de 100 horas. Os tópicos são compostos por processos criativos como: a introdução ao design de moda; história da moda e suas influências; princípios de coleção-cápsula; técnicas de coloração; círculo cromático; harmonia e contrastes, figurinos, criação de ficha técnica e apresentação da coleção. Para realização do curso não é necessária nenhuma experiência prévia em costura.

“Hoje a costura é minha fonte de renda, eu mesma que faço meu próprio salário, através de encomenda de calças, macacões, conjuntos e outras peças diferenciadas. Antes eu costurava apenas por curiosidade, agora sei identificar cada detalhe numa peça.” É o que relata a aluna sobre sua relação com a costura após a realização do programa e sua bagagem de aprendizados durante todo o período que participou das aulas.


Cases de sucessos como o de Marilene Barreto são fontes de inspiração para todos que buscam aprimorar suas competências profissionais e explorar novas oportunidades no mundo do empreendedorismo. Com uma ampla quantidade de turmas, desde o nível básico até o avançado e uma diversidade de conteúdos práticos e teóricos, o projeto Moda e Costura é uma iniciativa que além de possibilitar a criação de uma renda própria, oferece a chance de uma especialização mais profunda no campo da moda, apoiando até mesmo a transformação de pequenas empresas.

“Eu agradeço a Prefeitura de São Paulo e a Fundação Paulistana por proporcionarem este curso que é tão importante. Eu sempre indico todos os cursos, não só o de costura, pois tem diversas áreas aqui onde todos podem se encontrar. Foi uma porta que se abriu.” Finaliza a aluna Marilene Barreto.