Prefeitura de São Paulo terá estande no Mesa SP, evento gastronômico que reúne chefs brasileiros e internacionais

Fundação Paulistana e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho estarão presentes no Festival Farofa do Brasil com entrada franca para visitantes

 

A cidade de São Paulo receberá entre os dias 3 a 5 de novembro o Mesa SP, evento gastronômico promovido pela Mundo Mesa que reúne Chefs brasileiros e internacionais, profissionais e interessados no setor para a exposição de produtos, troca de experiências, workshops, palestras, e muito mais. A edição de 2022, abordará o tema Cozinha do Abraço – a força que nutre, revoluciona, regenera e pacifica.

A Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, participará do evento com o Observatório da Gastronomia, e as Coordenadorias de Desenvolvimento Econômico e de Segurança Alimentar e Nutricional. Haverá um estande com as ações da prefeitura na área da gastronomia, no Festival Farofa do Brasil, que possui entrada franca.

“A Gastronomia é uma das grandes vocações da cidade que gera milhares de empregos e negócios rentáveis, que por consequência giram a roda da economia. No nosso estande no Mesa SP teremos a missão de divulgar o que a Prefeitura já fez e fará pelo setor na cidade, promovendo capacitação profissionalizante, incentivo ao empreendedorismo e a geração de renda e muito mais, tudo de graça para os interessados”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Qualificação profissional - A Fundação Paulistana apresentará aos visitantes o Programa Cozinha Escola, que em 2023 vai ofertar mais de 6 mil vagas de qualificação profissional gratuita em 16 regiões da cidade de São Paulo.

“O evento é um momento propício para apresentar ao setor gastronômico que a prefeitura por meio da Fundação Paulistana qualifica pessoas para atender a demanda do mercado duramente prejudicado na pandemia, além de atrair empresários para novas parcerias”, destaca a diretora geral, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

O Observatório da Gastronomia mostrará os estudos e dados do setor e a Cosan - Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional vai conscientizar sobre o uso integral dos alimentos e a elaboração de receitas especiais, por meio de oficinas gastronômicas que ensinam a utilização de cascas, folhas e talos. Serão usadas cascas de banana, folhas e talos de couve, cascas de mandioca, farinha de sabugo e abóbora. As atividades serão realizadas em parceria com Chefs parceiros do Observatório.


Confira a programação das oficinas e atividades:

3 de novembro - quinta-feira

  • 10h às 11h - Oficina gastronômica: uso integral dos alimentos - Couve
  • 14h às 14h30 - Apresentação das PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais e uso na gastronomia
  • 15h às 16h - Festival Modernista - Cuscuz Paulista
  • 16h às 16h45 - Apresentação de dados do setor da Gastronomia de SP
     

4 de novembro - sexta-feira

  • 10h às 11h - Oficina gastronômica: uso integral dos alimentos - Casca de Banana
  • 11h às 12h - Oficina gastronômica: uso integral dos alimentos - Farinha de Sabugo
  • 13h às 14h - Palestra gastronômica - Fast Food Árabe
  • 14h às 14h30 - Diálogos: Economia Circular no Restaurante
  • 16h às 16h45 - Ap
  • 17h às 18h - Oficina gastronômica: uso integral dos alimentos - Casca de Mandioca

5 de novembro - sábado

  • 10h às 11h - Oficina gastronômica: uso integral dos alimentos: abóbora
  • 11h às 12h - Apresentação: Gastronomia e a construção de sistemas alimentares sustentáveis
  • 12h às 13h - Aula show: abraçando o sabor, a nutrição e a sustentabilidade: a comida que faz bem para todos e para o mundo
  • 14h às 15h - Oficina gastronômica: uso integral dos alimentos - Casca de Mandioca
  • 15h às 16h - Aula show: festival modernista - Cuscuz Paulista
  • 16h às 17h - Oficina gastronômica: uso integral dos alimentos - Farinha de Sabugo
  • 17h às 18h - Workshop de confeitaria - Macaron

Todos os dias (3 a 5 de novembro)

  • 9h às 16h - Divulgação do Observatório da Gastronomia
  • 15h às 16h - Aula show: Festival Modernista - Cuscuz Paulista
  • 16h às 16h45 - Apresentação - dados do Setor da Gastronomia de São Paulo

SOBRE O EVENTO
Realizado pelo Mundo Mesa, núcleo de inteligência em gastronomia que cria, produz e promove eventos sob medida, ações especiais e conteúdos do universo de alimentos e bebidas, o Mesa SP é um dos maiores eventos do setor da América Latina. A cada edição, traz de todos os cantos do mundo chefs renomados para atuarem em workshops, degustações, jantares, exposições e outras atividades que resultam na edição da revista ao alcance do público. Já participaram desta festa brasileira da gastronomia nomes como Massimo Bottura, Ferran Adrià, Michel Bras, Joan Roca, Alain Ducasse, Gaggan Anand, Francis Mallmann, Malena Martínez, Pía León e Mitsuharu "Micha" Tsumura.

Serviço
FESTIVAL MESA SP

Data: 3 a 5 de novembro
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 - portão 13 (estacionamento no portão 15)
Ingressos: http://www.mesasp.com.br
Área do Festival Farofa do Brasil - Entrada gratuita.