Fundação Paulistana forma mais 100 alunos em cursos gratuitos na área de Sustentabilidade e Negócios Verdes

Formaturas aconteceram na zona sul. Cursos fazem parte do projeto EcoaSampa

Mais quatro turmas que participaram dos cursos de Empreendedorismo em Negócios Socioambientais, Permacultura, Aproveitamento Integral dos Alimentos e Tecnologias Sustentáveis, do projeto EcoaSampa receberam o certificado de conclusão entre maio e junho, em Engenheiro Marsilac e Parelheiros, na zona sul de São Paulo. Com essas turmas já são quase 500 formados.

No curso de Empreendedorismo, os alunos aprenderam sobre trabalho associativo, autogestão e desenvolvimento em parceria com a comunidade. Em Permacultura, as aulas foram voltadas para a economia solidária, como por exemplo, a produção de peças exclusivas de roupas, acessórios e artesanatos a partir de tecidos descartados.

Aproveitamento Integral dos Alimentos abordou técnicas básicas da preparação dos alimentos dentro de uma alimentação adequada, priorizando o sabor e valor nutricional deles, assim como conhecimento sazonal e integral. E em Tecnologias Sustentáveis, os alunos aprenderam técnicas teóricas e práticas, dentro da tecnologia ambiental, como: implantar sistemas de captação de água da chuva e construção de carregador portátil para celular.

“A nossa estratégia de trabalho tem sido regionalizada, explorando as potencialidades de cada distrito da cidade de São Paulo. Buscamos capacitar a população de acordo com as características do ambiente de cada região, dessa forma, o participante terá mais oportunidades para gerar renda e empreender, desenvolvendo economicamente o território”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

“A Fundação Paulistana acredita no potencial dos munícipes da cidade de São Paulo, levando qualificação profissional gratuita principalmente à população de baixa renda de acordo com as necessidades de cada território. Investir no desenvolvimento econômico e sustentável, além de olhar para a cidade do futuro e as tendências do mercado, é reduzir as desigualdades sociais”, destaca a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Além desses cursos e oficinas, a Fundação Paulistana tem outros na área de meio ambiente e sustentabilidade. Estão abertas as inscrições para as turmas de Produção de Alimentos Agroecológicos com início no dia 30 de junho, Aquaponia que terá início no dia 9 de julho e Manejo de Recursos Naturais voltados ao Ecoturismo, que inicia no dia 18 de julho, em Parelheiros e Engenheiro Marsilac. Os interessados devem preencher o formulário no https://bit.ly/ecoaparelheiros, www.bit.ly/ecoaaquaponia e www.bit.ly/ecoaturismo.

Voltado à formação nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade, o EcoaSampa é realizado pela Fundação Paulistana, com aulas ministradas pela Associação Probrasil, vencedora do edital de Agricultura de Base Ecológica.

 

 

Sobre a Fundação Paulistana

 

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A Fundação é responsável pela qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 18 anos de existência.

 

 

Serviço:

Cursos de Capacitação Profissional – Ecoa Sampa

Produção de Alimentos Agroecológicos

Início: 30 de junho Previsão de Conclusão: 28 de julho

Horário: de quintas e sextas, das 9h às 17h

Vagas: 30

Requisitos: a partir de 16 anos ou Ensino Fundamental II incompleto.

Endereço: CCA Ariano Suassuna – Rua Dra. Nice da Silveira, n 2200 – Jardim das Fontes / Parelheiros – SP
Inscrições: https://bit.ly/ecoaparelheiros e (11) 93317-5039 (Whatsapp), 9-7954-0259, ou e-mail: adm.ecoasampa@probrasil.org

 

 

Aquaponia

Início: 09 de julho Previsão de Conclusão: 30 de julho

Horário: das 9h às 17h, aos sábados.

Vagas: 35

Requisitos: a partir de 16 anos ou Ensino Fundamental II incompleto.

SÍTIO ARCCA

Endereço: Rua Dois, 34 - Engenheiro Marsliac. Referência: altura do número 1056 da Estrada da Ponte Seca.

Telefones: 93317-5039 (whatsapp) e 97954-0259

Inscrições: www.bit.ly/ecoaaquaponia

 

 

Manejo de Recursos Naturais voltados ao Ecoturismo

Início: 18 de julho Previsão de Conclusão: 23 de julho

Horário: das 12h às 16h, de segunda a sábado

Vagas: 40

Requisitos: a partir de 16 anos ou Ensino Fundamental II incompleto.

E.E. PROFESSORA REGINA MIRANDA BRANT DE CARVALHO

Endereço: Rua Filomena Belmont, 75 - Engenheiro Marsliac.

Telefones: 93317-5039 (whatsapp) e 97954-0259

Inscrições: www.bit.ly/ecoaturismo