Fundação Paulistana abre 60 vagas em cursos de agroecologia na zona sul de São Paulo

Voltado à área de Agricultura de Base Ecológica, o curso capacita o aluno para a rápida geração de renda. As aulas iniciam nos dias 28 e 30 de junho

 

A Agricultura de Base Ecológica cresceu com a pandemia e tem mantido o mercado aquecido. Atenta a essa demanda, a Fundação Paulistana vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, abre 60 vagas nos cursos gratuitos de Produção de Alimentos Agroecológicos, do projeto Ecoa Sampa, que acontece em Parelheiros, na zona sul da capital.

Com a carga horária de 72 horas, o curso tem como objetivo instruir e capacitar os alunos para executar atividades e serviços no setor de agroecologia, assim como a elaboração e implantação de projetos em propriedades agroecológicas.

A formação abrange técnicas de cultivo, manejo e conservação, conhecimentos básicos sobre solo, clima, classificação vegetal, propagação de sementes, métodos de compostagem, manuseio de equipamentos e ferramentas para atividades agrícolas. As atividades práticas em canteiros e hortas estarão associadas a conceitos e ações de reconhecimento e valorização da biodiversidade, e de prioridade à economia com base em saberes tradicionais, notadamente invocados pela agricultura familiar, indígena e quilombola.

“A nossa estratégia de trabalho tem sido regionalizada, explorando as potencialidades de cada distrito da cidade de São Paulo. Parelheiros é a principal zona rural do município. Buscamos capacitar a população de acordo com as características do ambiente de cada região, dessa forma, o participante terá mais oportunidades para gerar renda e empreender, desenvolvendo economicamente o território”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

“A Fundação Paulistana leva qualificação profissional gratuita principalmente à população de baixa renda de acordo com as necessidades de cada território. Investir no desenvolvimento econômico e sustentável, além de olhar para a cidade do futuro e as tendências do mercado, é reduzir as desigualdades sociais”, destaca a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

 

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A Fundação é responsável pela qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil alunos em seus 18 anos de existência.

 

 

Serviço:

Cursos de Produção de Alimentos Agroecológicos - Ecoa Sampa

Início: 28 de junho Previsão de Conclusão: 26 de julho

Horário: de terças e quartas, das 9h às 17h

Vagas: 30

Requisitos: a partir de 16 anos ou Ensino Fundamental II incompleto.

Endereço: SOS Marsilac - Rua: Estrada do Capivari, 1500 – Marsilac / Parelheiros – SP

Inscrições: https://bit.ly/ecoamarsilac e (11) 93317-5039 (Whatsapp), 9-7954-0259, ou e-mail: adm.ecoasampa@probrasil.org

 

 

Cursos de Produção de Alimentos Agroecológicos - Ecoa Sampa

Início: 30 de junho Previsão de Conclusão: 28 de julho

Horário: de quintas e sextas, das 9h às 17h

Vagas: 30

Requisitos: a partir de 16 anos ou Ensino Fundamental II incompleto.

Endereço: CCA Ariano Suassuna – Rua Dra. Nice da Silveira, n 2200 – Jardim das Fontes / Parelheiros – SP

Inscrições: https://bit.ly/ecoaparelheiros e (11) 93317-5039 (Whatsapp), 9-7954-0259, ou e-mail: adm.ecoasampa@probrasil.org