Prefeitura de São Paulo abre vagas em cursos gratuitos do Programa Cozinha Escola nas zonas norte e oeste

Em alta na retomada, cursos rápidos de Salgados para Festas e Cardápio de Botequim acontecem nos Cresans Vila Maria e Butantã; Aulas iniciam na segunda semana de março

 

Com a retomada econômica, os setores de restaurantes, bares, lanchonetes e de eventos registraram crescimento de 5,6% no fim de 2021. O mercado está aquecido e necessita de profissionais qualificados.Pensando nessa tendência, a Prefeitura de São Paulo, está com as inscrições abertas para os cursos de Salgados para Festas e Cardápio de Botequim do Programa Cozinha Escola, executado pela Fundação Paulistana, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. As aulas acontecem nas zonas norte e oeste de São Paulo.

Ao todo, são 20 vagas por turma e as qualificações têm carga horária de 27 e 30 horas (1 semana), com início no dia 7 de março. Os moradores da zona norte e região podem se inscrever no curso de Salgados para Festas, que será realizado no Cresan Vila Maria, no período da tarde, das 12h30 às 16h30. Já o Cresan Butantã, na zona oeste, recebe o curso de Cardápio de Botequim, das 13h às 16h.

Ministrados por professores do Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, empresa contratada via edital pela Fundação Paulistana, as formações têm como objetivo preparar o aluno para a rápida geração de renda e inserção no mercado de trabalho. Ao final, os participantes recebem certificado de conclusão.

“A gastronomia é uma das vocações da cidade de São Paulo. Por isso, a Prefeitura abre inscrições para estes cursos com o objetivo de preparar profissionais e impulsionar a retomada econômica. Por meio destas capacitações, vamos gerar oportunidades de trabalho e renda”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Além das aulas práticas, os participantes também recebem 6 horas de conteúdo sobre inserção no mercado de trabalho e geração de renda. Como complemento à formação, os alunos também recebem uma orientação de fazer um curso rápido sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, com certificado validado pela Covisa - Coordenação de Vigilância em Saúde, responsável pela vigilância sanitária na cidade de São Paulo.

Os interessados nas aulas de Salgados para Festas devem se inscrever presencialmente ou pelo WhatsApp (11) 2207-8770. Já as inscrições para o curso Cardápio de Botequim são presenciais. É obrigatório apresentar o comprovante de vacinação da COVID atualizado.

 

Sobre o Programa Cozinha Escola

O Programa Cozinha Escola tem a finalidade de promover qualificação profissional gratuita em curto prazo, por meio de cursos, oficinas, workshops e formatos afins. O objetivo é atender às demandas do mercado de trabalho, com foco no desenvolvimento de produtos e de técnicas culinárias, proporcionando rápido o acesso ao mercado, com geração de renda e empreendedorismo.

“O objetivo do Programa Cozinha Escola é utilizar cozinhas de espaços parceiros da Prefeitura em todos os cantos da cidade, buscando facilitar o deslocamento dos interessados. Os cursos possuem curta duração a fim de que o participante, em pouco tempo, tenha capacidade de gerar renda com alimentos preparados na cozinha de casa”, explica a secretária Aline Cardoso.

“A Fundação Paulistana sempre busca pela qualidade dos cursos, que tenham rápido emprego e geração de renda. Nosso objetivo é levar cursos gratuitos a quem precisa, e assim reduzir as desigualdades sociais”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Serviço:

Curso de Salgados para Festas – Zona Norte

Vagas: 20

Local: Cresan Vila Maria

Endereço: R. Sobral Júnior, 264 - Vila Maria Alta, São Paulo - SP

Inscrições: No local ou por whatsapp (11) 2207-8770

Horário: 12h30 às 16h30

Início das aulas: 7 de março Conclusão: 15 de março

 

Cardápio de Botequim – Zona Oeste

Vagas: 20

Local: Cresan Butantã

Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40 - Jardim Olympia,

Inscrições: No local

Horário: 13h às 16h

Início das aulas: 7 de março Conclusão: 15 de março

 

Sobre a Fundação Paulistana


A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 anos de existência.