Portal Cate oferece semanalmente oficinas gratuitas do Elabora

Projeto da Fundação Paulistana oferece gratuitamente às quintas-feiras aula online sobre desempenho em processo seletivo e desenvolvimento de currículo; alunos que se inscrevem na plataforma do Portal Cate recebem certificado de participação ao final.

Todas as quintas-feiras à noite os interessados em ampliar suas chances em processos seletivos no mercado de trabalho têm um encontro marcado no Portal Cate.

O projeto da Fundação Paulistana, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo ensina o público a confeccionar um bom currículo, de maneira personalizada, e dá dicas para a participação em processos seletivos e entrevistas de emprego.

Os alunos recebem ainda um certificado de conclusão da oficina, bastando fazer a inscrição, que é gratuita, no www.bit.ly/portalcate

As oficinas do Elabora já capacitaram cerca de 1.300 pessoas on-line nos últimos 12 meses.

“Em um mercado de trabalho cada vez mais disputado, além das habilidades técnicas, as pessoas precisam estar mais preparadas também ao vender sua imagem. Muitas pessoas têm dúvidas em como montar um currículo e não se sentem seguras para as entrevistas. As oficinas Elabora têm a missão de ajudar a cada um dos alunos que enfrentam esses problemas”, ressalta Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

“Além de se capacitar em nossos cursos, o munícipe também sai preparado para os processos seletivos. Isso é fundamental para reduzir as desigualdades, pois a pessoa pode ter muitas habilidades que ainda não foram treinadas e por isso podem perder oportunidades”, afirma Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

 

SERVIÇO

OFICINAS ELABORA JUNHO/2021

 

10/06/2021 - 19h-21h
17/06/2021 - 18h-20h
24/06/2021 - 19h-21h

 

Bem preparado e empregado na pandemia

Há cinco meses o Christian Alexsander Kaufman,32, que trabalha como auxiliar de planejamento na AeC, empresa de contatact center, teve a sua vida mudada por completo após participar de uma oficina Elabora em janeiro.

“Mesmo participando de processos seletivos, eu não avançava nas etapas de contratação”, explica o jovem. “Às vezes as portas só abrem na última chave. Eu sinto que foi assim comigo! E um detalhe que fez a diferença foi exatamente a oficina do Elabora a que assisti”, ressalta.

 

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.


A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em 18 anos de existência.


Entre os cursos oferecidos atualmente estão análises clínicas, gerência em saúde, farmácia, cuidados de Idosos, hemoterapia e saúde bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante e oficinas de moda e costura, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia. Há também cursos para em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, e como assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro e assistente de logística.

Portal do Cate

No ar desde 2019, o Portal do Cate conta com mais de 80 cursos de capacitação profissional por meio de videoaulas. São aulas e oficinas que vão desde dicas para escolher uma profissão até orientações para o empreendedorismo.

Os cursos são totalmente gratuitos e para a atuação em áreas com alta oferta de empregabilidade no mercado: tecnologia, gastronomia, saúde e bem-estar, meio ambiente e sustentabilidade, economia criativa, entre outros.

Os alunos que finalizarem as capacitações terão direito a certificados emitidos automaticamente pela plataforma.

Os cursos foram desenvolvidos pela Fundação Paulistana, também vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.