Garantia de inclusão foi tema central do Café com Direitos no CFCCT

Pessoas com deficiência e seus familiares tiveram voz durante a roda de conversa.

Pessoas com deficiência e seus familiares tiveram voz durante a roda de conversa.

“Quebrar as barreiras do preconceito e assegurar os direitos fundamentais para a pessoa com deficiência”. Essa afirmação foi apresentada durante o Café com Direitos “A pessoa com deficiência e sua família” na manhã da última quarta-feira (23/08), no teatro do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT).
Participaram do evento a secretária adjunta da Pasta da Pessoa com Deficiência, Marinalva da Silva Cruz, o assessor técnico da SPTrans, Tuca Munhoz e o prefeito regional de Cidade Tiradentes, Ozziel de Souza.
Os relatos feitos durante a atividade mostram que a luta por acessibilidade é constante para os moradores do bairro, que além de barreiras físicas, enfrentam também o preconceito, manifestado de diversas maneiras. “O acesso a direitos é mais importante que o acesso a edificações”, disse Tuca Munhoz. Para ele, a acessibilidade para o deficiente deve ser vista como um bem público.
A secretária adjunta da Pessoa com Deficiência destacou que a família tem papel fundamental na vida da pessoa com deficiência, principalmente para combater o preconceito. “O preconceito existe, mas muitas vezes existe por falta de informação”, destacou Marinalva.
A atividade abordou a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente familiar e também contou com a presença de moradores, representantes dos serviços de saúde voltados ao deficiente.
O Café com Direitos é uma atividade mensal que aborda temáticas que promovam a defesa dos direitos humanos. No caso da pessoa com deficiência, a família é a primeira instância em que ocorre a inclusão, por isso, uma das mais importantes. Além do direito de ir e vir, é fundamental assegurar a dignidade e o convívio social ao deficiente.